Visando promover qualidade de vida e melhorias no âmbito social, econômico e no processo de gestão ambiental, a Prefeitura de Ilhéus amplia as ações para garantir a execução de políticas públicas com foco no gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos na cidade.

Representantes do Município, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (USFB) dialogaram sobre a viabilidade da implantação da coleta seletiva nas dependências das instituições.

“Vamos fazer a coleta doméstica, comercial e também a coleta seletiva, que será implantada na área onde está localizada a CEPLAC e UFSB. Pretendemos que em breve o trabalho de separação de resíduos seja realizado através dos órgãos públicos”, explicou João Aquino, titular da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb).

 

 

Na oportunidade, o secretário solicitou à CEPLAC mudas de árvores para arborização da cidade. Conforme a superintendente de Relações Institucionais, Carla Serafim, o envolvimento de toda comunidade acadêmica é fundamental para gerar na população consciência acerca da responsabilidade na separação do lixo e destinação adequada.

“A coleta seletiva reforça a importância do trabalho realizado em prol do desenvolvimento sustentável e fortalece as ações pretendidas pela gestão do prefeito Mário Alexandre, que tem avançado nas pautas ambientais”, afirmou.  A proposta consiste na separação dos materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, do lixo orgânico.

Em setembro do ano passado, a Prefeitura iniciou o processo de desativação definitiva do Lixão do Itariri, através do transbordo do lixo orgânico para o aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, localizado na Rodovia Ilhéus-Itabuna.

“Também vamos implantar o sistema de coleta seletiva, a fim de que esses produtos [plástico e demais resíduos sólidos] tenham de fato uma destinação correta e adequada. Agradecemos a parceria da Prefeitura de Ilhéus, através de todas as secretarias envolvidas”, finalizou Albert Ferreira Magalhães, coordenador da Superintendência da CEPLAC.

O encontro contou ainda com a presença da coordenadora administrativa do Campus Jorge Amado da UFSB, Ana Rita Barbosa, e do coordenador de Limpeza de Praias, Job Albuquerque.