Segunda-feira (6) o município de Ilhéus, no Litoral Sul Baiano, será contemplado com a primeira fábrica de chocolates da economia solidária do Brasil, a ChocoSol. Entre os propósitos da unidade fabril está o beneficiamento do cacau produzido na região. A entrega oficial da primeira leva de produção de chocolates será às 10h30 em sua sede situada no campus da Uesc, em Ilhéus.

“A ChocoSol representa um avanço na política pública de economia solidária no momento em que aponta para o caminho da criação de uma espécie de “arranjo produtivo territorial solidário”, pois se constitui em um moderno equipamento disponibilizado para a aprendizagem, pesquisa e produção social a serviço dos empreendimentos solidários da cadeia do chocolate”, avalia o superintendente estadual de Economia Solidária da Setre, Wenceslau Júnior.

Além da produção de chocolates, o espaço ofertará também formações e contribuirá para a melhoria de produtos por meio da assistência técnica oferecida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul que é parte da política pública do setor fomentada pela Setre.

A gestão do equipamento tem a chancela da Associação Beneficente Josué de Castro (ABJC) que já gere o contrato do Cesol Litoral Sul.

Capacidade e espaço

O funcionamento da fábrica de segunda a sexta-feira garante uma capacidade mensal de produção de 1,2 tonelada de chocolates. A fábrica conta com 10 máquinas em operação, além de uma câmara fria e 20 tipos de formas de policarbonato e polipropileno numa estrutura de 300m².

Parceria e perspectivas

A partir da parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que apoia a economia solidária no território, a ChocoSol funciona no campus universitário situado na rodovia Jorge Amado, Km 16, Salobrinho, em Ilhéus.

No futuro, a fábrica pretende ampliar a operação para contemplar outros territórios como Baixo Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Médio Rio de Contas.