Karoleska Ribeiro - Ascom HRCC (2)

Habilitado para ser um hospital de ensino e pesquisa, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) desenvolve atividades curriculares na área da saúde, passando a receber estudantes para o processo de estágio supervisionado. A unidade atende, dessa forma, a demanda das instituições de ensino superior conveniadas, públicas e privadas, pertencentes ao eixo Ilhéus-Itabuna.

hospital da costa do cacauA estudante de Biomedicina da Universidade Estadual de Santa Cruz, Karoleska Ribeiro de Queiroz, explica que a vivência hospitalar adquirida durante o estágio realizado no HRCC propicia ao estudante associar o estado clínico do paciente ao exame realizado, oportunizando uma aproximação à realidade na qual atuará.

“Essas associações me permitem agregar conhecimento. Eu preciso saber interfacear a relação do paciente com o exame, e o Hospital Regional Costa do Cacau está proporcionando isso no âmbito da minha formação. A unidade dispõe de um excelente aparato, possibilitando que o serviço seja realizado em tempo hábil. Todo o processo tem contribuído de forma significativa, me dando uma visão ampla enquanto profissional”, destacou.

O HRCC está empenhado no aprendizado de profissionais e futuros profissionais das áreas da saúde, dentre elas: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. Todo o processo representa um ganho importante em qualidade na assistência e na formação profissional. Desde o começo do ano estão sendo realizadas visitas técnicas na unidade.

Além de hospital-escola, o HRCC oferece o Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (Programa SARAHDO), da Secretaria Estadual da Educação. A modalidade de ensino permite que professores da rede pública estadual mantenham as atividades de ensino regular, para que os estudantes não tenham a aprendizagem prejudicada durante o período de permanência no hospital. O reflexo da iniciativa tem sido positivo, uma vez que diminui os efeitos negativos da internação.