natal ssa 5
Crianças de comunidades carentes, muitas vezes, não têm a chance de viver as experiências repetidas a cada Natal, como por exemplo cear com os familiares ou receber presentes do Papai Noel. Pensando nisso, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) promoveram, na tarde desta terça-feira (12), o ‘Natal Solidário nos Ares’, na área interna do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), em Salvador, onde mil pequeninos vivenciaram o espírito natalino e se divertiram com uma diversificada programação de brincadeiras e atividades.

natal ssa 1

Participantes do projeto Mais Infância, idealizado e executado pelas VSBA, as crianças ficaram em êxtase quando o Papai Noel, com a típica sacola vermelha, pousou de helicóptero, trazendo diversos presentes. “Estou muito feliz, não só por ter trazido crianças e professoras, mas por que as Voluntárias Sociais alcançaram o objetivo de mobilizar muitos parceiros e fugir do modelo assistencialista, transformando a vida das pessoas”, vibrou a presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto.

natal ssa 2

O governador Rui Costa também garantiu presença no evento. “Vim acompanhar, assistir e prestigiar essa iniciativa tão importante. O acolhimento da família e abertura de espaços de inclusão social e desenvolvimento são quesitos fundamentais para o futuro da criança”, afirmou.

natal ssa 4

Todas as mil crianças foram contempladas com mimos e ainda participaram de uma ceia natalina e de uma série de brincadeiras. A tarde ainda contou com a apresentação do coral Comunicanto, composto por servidores da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), que cantou músicas do universo infantil e encantou a meninada. “Estou muito feliz de poder acompanhar as crianças em uma ação como esta. Muitas delas nem sabem o que é estar em uma celebração de Natal”, comemorou a educadora Ângela Oliveira.

Mais Infância

natal ssa 3

Cerca de 400 educadores que atuam em 200 creches comunitárias de Salvador estão sendo qualificados pelo projeto, que consiste em encontros mensais focados em temas para fortalecer a metodologia nas escolas, a fim de instrumentalizar o professor para que o retorno à unidade resulte em uma prática melhorada. Os profissionais capacitados trabalham com crianças de 0 a 5 anos em escolas comunitárias.

 

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA