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Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

novembro 2025
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UFSB adota a descrição da imagem com a hashtag “#pracegover” em suas redes sociais

pra cego verA Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB adotou, ao final de suas publicações com fotos, a descrição da imagem com a utilização da hashtag “?#?PraCegoVer”. Esse projeto nasceu da ideia de Patrícia Braille, professora especialista em educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Em seus blogs e livros, ela sempre descrevia as imagens e, ao perceber a crescente utilização do facebook, viu nessa rede social uma grande ferramenta de inclusão.

Apesar do nome, a cegueira mencionada na hashtag é de forma metafórica, remetendo às pessoas que não enxergam a maneira como a acessibilidade é possível, sem a necessidade de grandes investimentos. A mudança pode partir através de uma pequena ação do indivíduo, que tem um efeito multiplicador muito importante.

A descrição da imagem é feita de forma objetiva, sem emissão da opinião, detalhando o cenário e os componentes existentes. Com a descrição e o auxílio de programas de leitores de tela, é possível ouvir o conteúdo que está escrito, possibilitando a construção abstrata da imagem publicada.

Descrição da Imagem #PraCegoVer : Imagem de uma hashtag grande na cor azul marinho. Dentro da hashtag, em branco, o símbolo internacional de pessoas com deficiência visual. Logo abaixo do símbolo, vem escrito #PraCegoVer em branco.

Página do facebook: https://www.facebook.com/PraCegoVer

Site: http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2012/06/pra-cego-ver-uma-proposta-de-descricao.html

 

 

Feijoada dos Companheiros reúne militância petista de Itabuna

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Mais de 400 militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores de Itabuna circularam e comeram a “1ª Feijoada dos Companheiros”, na Usemi.

feijoada 2O presidente do Diretório Municipal do PT Flávio Barreto, considerou o evento muito positivo e afirmou que o “encontro descontraído e animado na feijoada dos companheiros serviu para integrar a militância já no clima do pleito de 2016”. Se a empolgação dos companheiros for aumentando como se desenhou na feijoada, o PT vai dar trabalho para seus  correntes. Aliás, quando a militância petista vai unida para rua vestindo a camisa, ninguém segura.

A festa bem concorrida contou com a presença também de diversas lideranças, dezenas de pré-candidatos a vereadores do PT e de outros partidos, e do ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito do município Geraldo Simões.

Rui determina suspensão da vistoria veicular periódica para licenciamento de automóveis

rui tributosO governador Rui Costa determinou a suspensão imediata da obrigatoriedade de vistoria veicular periódica para licenciamento anual de automóveis, conforme estabelece a Portaria nº 2045/2012, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A revogação do procedimento tem validade a partir desta segunda-feira (5).  Rui também determinou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) elabore parecer sobre a matéria com o objetivo de fundamentar a decisão final do Governo do Estado sobre a questão.

Antes de embarcar para a primeira viagem oficial à Europa, na tarde deste domingo (4), Rui explicou que levou em consideração os questionamentos feitos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Associação Baiana de Defesa e Proteção aos Condutores de Veículos (ABCV) para aplicar a medida. “Desta maneira, vamos garantir também a desoneração do cidadão”, acrescentou o governador. Ele explicou que a vistoria no modelo atual estará suspensa até parecer da PGE.

Continuará obrigatória a realização de vistoria veicular para transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, norma definida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aplicada em todos os estados brasileiros.

De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Mauricio Bacelar, “além da suspender a vistoria que estava sendo realizada nos automóveis com mais de cinco anos desde janeiro deste ano, nós vamos consultar formalmente o Denatran para que o órgão federal emita parecer sobre a Portaria, mesmo ciente de que é competência do Detran estadual estabelecer as condições de licenciamento”.

Publicada em dezembro de 2012, a Portaria 2045/2012 tornou obrigatória a vistoria para o licenciamento anual para automóveis com mais de 10 anos, a partir de janeiro de 2014; com mais de cinco anos, a partir de janeiro de 2015; e com mais de 1 ano, a partir de 1º de janeiro de 2016.

Fiéis comemoram ‘milagre’ de conta de Cunha não aparecer na capa de nenhuma revista semanal

capas cunha(do Blog Sensacionalista)= O Ministério Público suíço bloqueou 5 milhões de dólares em contas do presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, na última semana. Segundo as autoridades do país europeu, tratam-se de contas com dinheiro proveniente de corrupção e parte do montante foi lavado em operações ilegais.

De forma milagrosa, as quatro revistas semanais brasileiras saíram com capas em que não tocam no assunto. Veja, Época, Istoé e Carta Capital deram destaque a denúncias contra o ex-presidente Lula e ao governo de Dilma Rousseff.

Se alguém achou que foi coincidência, engana-se. Pastores e autoridades evangélicas ligadas a Eduardo Cunha afirmaram, neste domingo, que tudo foi um milagre encomendado com muitas orações durante o horário de fechamento das revistas na sexta-feira.

Cunha disse que não sabia do dinheiro que a Justiça suíça encontrou em seu nome. Afirmou que se trata de um “milagre”, e que só pode ter sido Deus quem depositou o dinheiro ali.

Deus, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que Cunha falsificou sua assinatura nos documentos e que não tem nada a ver com ele.

“Pedimos para todos os fiéis colocarem uma nota de um dólar sobre o televisor ou o rádio enquanto rezávamos pelo milagre. Sabíamos que seria difícil, mas conseguimos”, disse o pastor Ebenézer Souza, que organizou os cultos. “Depois, claro, pedimos para as pessoas enviarem as notas de dólar. Chegamos a conseguir seis milhões de fiéis, então é só fazer a conta. Vamos usar o dinheiro para desfazer essa grande injustiça contra o irmão Cunha”.

Detran lança cartão de estacionamento para idosos

Detran lança Cartão de Estacionamento para idososNa foto: Grupo rendeiras de Itapuã Fotos: Pedro Moraes/GOVBA

Os baianos com mais de 60 anos que moram em cidades onde o trânsito não é municipalizado já podem retirar o cartão de estacionamento. Lançada em Salvador, pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), a credencial garante o direito às vagas públicas reservadas, conforme o Estatuto do Idoso, em 365 municípios do estado. O lançamento é parte das comemorações do Dia do Idoso, celebrado na última quinta (1º).

Para ter o cartão especial, é necessário se cadastrar no site do Detran-BA ou em uma das unidades de atendimento localizadas na capital baiana e cidades do interior. “É uma medida modernizante e de inclusão que possibilita aos idosos ter acesso a este mecanismo de forma tão ágil”, afirma o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis.

O documento é entregue em casa e deve ser colocado sobre o painel do veículo, com frente voltada para cima, autorizando a utilização de vagas exclusivas para idosos e devidamente sinalizadas. O diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar, lembra que o respeito às vagas destinadas a idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais é uma questão de consciência de motoristas, passageiros e pedestres. “Para termos uma convivência pacífica no trânsito, é preciso também que se respeite a vaga do idoso e do deficiente físico”.

Morrem os jornais, surgem as marcas jornalísticas

Por Carlos Castilho, no Observatório da Imprensa

Os jornais estão deixando de ser um produto para serem marcas. Muito em breve não teremos mais um jornal chamado O Globo. Para acessarmos notícias, reportagens, crônicas, blogs, infográficos e peças multimídia talvez tenhamos que procurar a marca O Globo num conjunto disperso de publicações. Não é mais a plataforma que importa, mas a qualidade da informação publicada nas mais diferentes plataformas.

Para os donos de negócios jornalísticos a notícia não é nada animadora porque significa o fim de uma era e o esgotamento de uma máquina de fazer dinheiro que gerou muitas famílias multimilionárias. Mas para os jornalistas pode ser uma grande novidade porque o exercício da profissão deixará de ser primariamente condicionado pelo fator comercial, para voltar aos primórdios da atividade quando o que valia era o tipo de material publicado, bem como a honestidade e credibilidade do autor.

midiaAs publicações impressas estão deixando de ser um produto físico comercializável porque perderam espaço para as novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente para plataformas digitais como Facebook, Twitter, Youtube, Google e centenas de outras. A evolução tecnológica está enterrando um negócio que chegou a ser obscenamente lucrativo no final do século XX, mas que entrou em crise da mesma forma que sucumbiram os copistas medievais, as indústrias produtoras de máquinas de escrever, do telex e do fax, para citar apenas os exemplos mais conhecidos.

Os grandes conglomerados jornalísticos, cujo poderio se materializava em seus ativos físicos e financeiros, tem agora a sua sobrevivência condicionada à credibilidade de uma marca. Esta reconversão de modelos de negócios é viável, mas ela tem um preço: a perda da arrogância corporativa e política que sempre caracterizou os chamados “barões da imprensa”. A credibilidade da marca vai exigir investimentos na produção qualificada de noticias, na contratação de profissionais também qualificados e no desenvolvimento de softwares especializados em curadoria de informações, processamento e analise de dados. É o mínimo para garantir a sobrevivência de marcas como Folha de São Paulo, The Washington Post ou Times.

A indústria dos jornais está morrendo como negócio altamente lucrativo, mas o jornalismo, seguramente, não terá o mesmo destino. Está em curso um divórcio cujas consequências nós ainda mal vislumbramos. A crise na indústria de publicações jornalísticas é concreta e ela vai nos fornecer alguns indícios importantes sobre a verdadeira relação dos empresários da imprensa e o jornalismo. Se eles reorientarem os seus negócios para outras atividades econômicas, ficará claro que o discurso adotado até agora sobre temas como o papel da informação e da liberdade de expressão era meramente circunstancial e oportunista.

Mas alguns empresários, como parece ser o caso dos controladores do The New York Times, demonstram interesse em continuar apostando no jornalismo, mesmo que sem a esperança de grandes lucros. É uma possibilidade que permitirá a sobrevivência de alguns títulos muito conhecidos, mas ainda é uma alternativa sujeita a idas e vindas, como por exemplo, no caso do NYT, a sucessão dentro da dinastia Ochs-Sulzberger que controla o jornal desde 1896.

O jornalismo como marca com confiabilidade certificada pela audiência também depende de sustentabilidade econômica. Mas a forma pela qual o exercício da atividade se relaciona com a sua sobrevivência financeira tende a ser bem diferente da que existia até agora entre as famílias ou acionistas controladores de um jornal e os seus empregados na redação.

Em primeiro lugar, a desorganização do mercado corporativo no segmento das indústrias de comunicação jornalística gerou uma grande dispersão dos jornalistas, ao mesmo tempo em que as novas tecnologias reduziram enormemente a diferença entre profissionais e praticantes de atos jornalísticos (amadores ou jornalistas cidadãos). Isto produziu uma situação em que temos simultaneamente uma alta concentração de plataformas digitais e uma inédita segmentação de empreendedores individuais explorando nichos informativos diferenciados.

A extraordinária concentração de plataformas de disseminação de informações como Facebook, Twitter, YouTube, Apple e Google, por exemplo, é avassaladora. A indústria dos jornais, revistas e audiovisuais está sucumbindo rapidamente à expansão viral de sistemas muito mais ágeis, econômicos e globalizados, mas a concentração tem um ponto fraco, nada desprezível: ela depende da fidelidade de seus usuários, um fator que na era digital passou a ser extremamente fluido. Esta liquidez é uma das características centrais da nova economia digital.

Já para o segmento dos profissionais e não profissionais autônomos a fluidez conjuntural está sendo incorporada à rotina de trabalho. A nova geração de jornalistas não cria empresas, mas marcas e sua relação com elas é essencialmente fluida. Tanto podem vendê-la para um investidor quando atingem um determinado patamar de confiabilidade e lucratividade potencial , como podem tranquilamente começar tudo de novo em caso de insucesso. O acompanhamento do fenômeno das start-ups (empresas iniciantes, individuais ou em pequenos grupos) mostra um enorme cemitério de marcas, cujos criadores já estão noutra atividade ou projeto.

A estabilidade das empresas jornalísticas cede cada vez mais espaço para a mutabilidade das marcas jornalísticas.

Fernando Morais, PT e o ovo da serpente

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O desinteresse das revistas semanais, que centram fogo em Lula deixando de lado qualquer prurido,  pelos US$ 5 milhões escondidos pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na Suíça, deixou indignado o escritor Fernando Morais. Eis o que ele postou no Facebook:

 “o presidente da câmara dos deputados é acusado pelo governo da suíça de manter várias contas secretas no país, para lavagem de dinheiro – fato que ele havia negado diante de uma cpi. e o que é o assunto de capa das três maiores revistas nacionais? o ex-presidente lula. é a merecida paga que o pt recebe por ter, durante doze anos, chocado o ovo dessa serpente com verbas publicitárias do estado.”

Rui busca investimentos na Europa

O governador Rui Costa (PT) embarca neste domingo (4) a Lisboa, em Portugal. A viagem é parte de roteiro pela Europa entre os dias 4 e 17 de outubro para buscar investimentos nas áreas de energia solar e indústria farmacêutica para oe stado. O petista vai para Itália, Alemanha e Espanha se encontrar com empresários produtores de medicamentos e equipamentos na área de saúde e desenvolvedores de tecnologias ligadas a energias renováveis e inovações na educação.

Durante a viagem também será discutida a reativação de um convênio com a FAO, que pode trazer R$ 50 milhões para a agricultura familiar baiana. Secretários e técnicos do Estado acompanharão o governador, além de representantes das federações das Indústrias da Bahia (Fieb) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio).

Com direito a acarajé e sarapatel, baianos curtem clima da boa terra em São Paulo

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Um grupo de profissionais baianos que atuam em São Paulo, se reuniu na barraca de Dudu Jamaica, que vende acarajé, sarapatel e promove festas para os baianos na Capital.

Organizado pela itabunense Priscila Rosa Moreira Santos, analista judiciária do Tribunal Regional do Trabalho/SP, o encontro reuniu baianos que trabalham no TRT, advogados, músicos e designers, que aproveitaram para curtir o clima da boa terra em plena paulicéia.

O bate papo em torno de um acarajé de primeira, teve direito até pose com a bandeira do Vitória, que hoje pela o Bahia pela série B. Priscila garante que encontros como esses devem se repetir, matando um pouco da saudade que todos tem da Bahia.

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Dica para a legião de baianos em São Paulo: a barraca de Dudu Jamaica fica ao lado do Shopping Frei Caneca, próxima ao Extra.

PT Bahia comemora nomeação de Jaques Wagner na Casa Civil

Governador Jaques Wagner em audiência com Presidente PT (BA), Everaldo Anunciação.Fotos: Carla Ornelas/GOVBA

A Comissão Política do PT/ Bahia comemorou a nomeação do novo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner na reforma ministerial divulgada hoje pela presidenta Dilma Rousseff.O presidente do PT, Everaldo Anunciação, falou sobre a capacidade de articulação política do ex-governador, reconhecida até mesmo pelos adversários.

Na Convenção Estadual do partido, o PT/Bahia prestou homenagem a Jaques Wagner pela contribuição ao Partido dos Trabalhadores, à Bahia e ao Brasil. Everaldo acredita que o experiente Wagner vai contribuir muito nesta nova missão.

Everaldo destacou também os nomes de dois baianos que já fazem parte do governo, o ministro da cultura Juca Ferreira e o secretário de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Barros.





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