Gabriela Monteiro

gabriela bandeiraA Internet, a partir do ponto de vista midiático, transformou os panoramas dos setores sociais contemporâneos. Neste sentido, em contextualização dessa moderna plataforma, novos formatos de estratégias voltadas aos sistemas organizacionais de comunicação têm sido constantemente atualizados para melhor atender as transformações mercadológicas, e acima de tudo, o público.

Neste ínterim, diversos estudos que tratam da comunicação no âmbito digital propõem-se a abordá-la de maneira mais ampla, buscando níveis mais elevados por parte dos pesquisadores para se possuir o máximo de atributos com relação à compreensão a respeito desse fenômeno. Nasce, então, o conceito de Ciberespaço, que advém da necessidade de se explorar como as novas tecnologias têm sido utilizadas como meios midiáticos e também a Cibercultura, a qual representa o campo que estabelece o relacionamento do sujeito com as tecnologias.

Diante de tais preceitos, considera-se que a comunicação possibilita aos seres humanos o compartilhamento de diferentes informações entre si, tornando assim o ato de comunicar uma atividade essencial para a sociedade. Em meio à década de 70, com a introdução das novas tecnologias e informática, a comunicação atingiu uma espécie de globalização que consequentemente ocasionou transformações nos panoramas organizacionais.

Com base nesta perspectiva, é possível afirmar que a Internet proporcionou uma revolução na relação comunicacional entre consumidores e marcas. Na era digital, as pessoas estão exercendo cada vez mais poder sobre as empresas de modo a expor suas opiniões, críticas e elogios, criando assim uma relação consistente com as mesmas. Sendo assim, percebe-se que em meio a um público ainda mais ativo no processo de desenvolvimento da comunicação é de suma importância que os profissionais da área de comunicação empresarial saibam utilizar as novas plataformas midiáticas a seu favor.

Portanto, torna-se perceptível que as novas mídias exercem um poder de sobressair às empresas dentro de um mercado de competição elevada, de modo a fortalecer sua imagem perante seus públicos e solidificar sua marca no cenário cada vez mais repleto de observadores. Esse novo ambiente tem fornecido canais alternativos para trocas de informações, comunicações, distribuições de diferentes tipos de produtos e serviços.

 

Gabriela Monteiro é formada em Comunicação Social pela Unime/Itabuna