Dia Municipal de Combate à Tuberculose alerta para a alta incidência de casos em Salvador
Salvador é a terceira capital em número de casos de tuberculose do país. Por ano, são notificados em média 2.200 novos casos, de acordo com estatísticas governamentais. Para marcar a passagem do Dia Municipal de Combate à Tuberculose, nesta quarta-feira (04), o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT) realiza uma semana de atividades, até a próxima sexta-feira.
Nesta quarta-feira, haverá um café da manhã com pacientes, profissionais e familiares na sede do IBIT, na Federação, seguido de um bate-papo com orientações sobre as causas da doença, formas de tratamento, cuidados com a alimentação, direitos do paciente e benefícios sociais. Estão agendadas palestras para as comunidades do Calabar e do Rio Sena.
Entre as atividades, estão programadas rodas de conversa com os pacientes e familiares para reforçar os cuidados com a saúde e a importância de cumprir os cuidados terapêuticos, rigorosamente, durante seis meses. O IBIT é uma referência mundial pelas elevadas taxas de cura e de adesão ao tratamento, acima dos índices preconizados pela Organização Mundial de Saúde.











