A Bahia começou a receber nesta semana  mais 35 profissionais estrangeiros que atuarão em 24 cidades pelo programa Mais Médicos. Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, receberá a maior quantidade de médicos, seis; seguida de Ilhéus, com três; Anagé, dois; e Camamu, que também terá dois.

Segundo o Ministério da Saúde, ao todo, 416 médicos atuarão em unidades básicas de saúde em 228 municípios e nove distritos de saúde indígena em todo o país.

Para receber a bolsa mensal de R$ 10 mil, custeada pelo governo federal, os gestores locais devem confirmar o início do trabalho desses profissionais até o dia 14. Para confirmar o início do trabalho no programa, os médicos têm de apresentar seus documentos pessoais, além do diploma, registro profissional (CRM) válido no Brasil e termo de adesão assinado.

Quem não for trabalhar será excluído do programa. Os médicos que tiveram algum impedimento e não se apresentaram terão que enviar justificativa ao gestor e negociar com eles a compensação dos dias não trabalhados.

É responsabilidade do município o custeio da moradia e da alimentação dos médicos do programa ao longo dos três anos de atuação.