ABC da Noite: patrimônio histórico de Itabuna
Muita alegria e emoção marcaram o tombamento do bar ABC da Noite no sábado, 9, abrindo oficialmente a Lavagem do Beco do Fuxico, no centro de Itabuna.
A solenidade foi iniciada pelo secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, que falou da alegria e do momento histórico para a cidade e pelo decreto assinado pelo prefeito Claudevane Leite.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Augusto Júnior, conduziu a solenidade de tombamento do imóvel
Emocionado, o comerciante Alencar Pereira, o “Cabôco” Alencar, transferiu a homenagem para a população e disse que o reconhecimento da Prefeitura foi recebido com humildade, já que o grupo social presente era formado por amigos efrequentadores do tradicional boteco, onde comercializa diariamente, entre as 11h30min e 13 horas e 17h30min e 19 horas, batidas com sabores de frutas regionais e essências como gengibre.
Para o jornalista Daniel Thame, presidente Academia de Letras, Artes, Música, Biritas, Inutilidades, Quimeras e Etc. (Alambique), trata-se de uma ação importante, porque Itabuna é uma cidade onde tombar significava derrubar.
“Temos vários prédios históricos que foram derrubados e, quando a Prefeitura toma uma iniciativa dessas de preservar um patrimônio histórico da cidade, temos que destacar”, observou. O artista plástico Renart anunciou que pretende fazer a doação da placa de tombamento em homenagem à data.











