A economia baiana registrou um crescimento de 3,1% em 2012. A informação do Produto Interno Bruto (PIB) do estado foi divulgada no final da manhã desta sexta-feira (1º) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Durante coletiva de imprensa no auditório da Secretaria de Indústria Comércio e Mineração, o diretor geral da SEI, Geraldo Reis, informou também que, no último trimestre de 2012, o PIB baiano teve alta de 4,9%.

O PIB de todo o país em 2012 cresceu 0,9%, segundo divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos últimos 12 meses, os setores da economia baiana que tiveram maiores altas foram: Indústria (3,8%) e Serviços (4,2%). Os dados positivos foram registrados, apesar do desempenho da agropecuária, reduzido em função da seca.

Wagner comemora

O governador Jaques Wagner comemorou a evolução do Produto Interno da Bahia (PIB) em 2012, cujo crescimento de 3,1% superou o PIB nacional. “Tivemos um super PIB, quando comparamos com o desempenho da economia mundial e do próprio Brasil”, afirmou o governador Jaques Wagner.
O governador avaliou que os investimentos que o Governo do Estado conseguiu atrair fortaleceram a economia baiana e arrefeceram os efeitos da crise internacional. “As políticas macroeconômicas do Governo Federal nos ajudaram bastante a manter aquecidos os setores de serviços e de comércio, decisivos para o bom resultado do PIB baiano. Continuamos trabalhando para que novos negócios sejam consolidados em nosso estado, dinamizando ainda mais a produção industrial”, declarou.