
Sala de Imprensa do Carnaval 2025 homenageará jornalista José Carlos Teixeira

José Carlos Teixeira
A Prefeitura de Salvador vai inaugurar amanhã, às 11h, a Sala de Imprensa do Carnaval 2025 no Campo Grande, homenageando o jornalista José Carlos Teixeira, falecido em outubro de 2024, aos 76 anos. O espaço, com 97 metros quadrados, oferecerá suporte aos profissionais da comunicação que irão cobrir a maior festa de rua do mundo.
A estrutura climatizada contará com mais de 20 computadores, uma sala para coletivas de imprensa, almoxarifado, copa e sala de reuniões, onde autoridades municipais farão balanços diários dos serviços prestados durante a folia.
A escolha do nome de José Carlos Teixeira, conhecido como Teixeira, se deve à sua trajetória de mais de cinco décadas dedicadas ao jornalismo baiano. Ele cobriu diversos eventos importantes na Bahia, incluindo o Carnaval, e sempre defendeu as expressões culturais do estado.
“Meu pai tinha uma relação de profundo respeito com o Carnaval e as festas populares da Bahia. Como jornalista, sempre defendeu nossas manifestações culturais. Nos últimos anos, ele pesquisou a história do Carnaval na Bahia e a presença dos artistas de samba na festa”, destacou João Pedro Pitombo, um dos filhos do homenageado.
Apaixonado pelo samba, Teixeira escreveu um perfil biográfico de Walmir Lima, compositor de “Ilha de Maré”. O livro, Walmir Lima – Um Bamba da Bahia, foi lançado em 2023. Ele também trabalhava na biografia de Edil Pacheco, outro importante sambista baiano.
José Carlos Teixeira faleceu em 10 de outubro de 2024, após sofrer um trauma na cabeça decorrente de uma queda. Ele deixou a companheira Lenilde, os filhos Joanna e João Pedro, o neto Ícaro, a enteada Maria Isabel e muitos amigos.
Para João Pedro Pitombo, o pai era uma pessoa afetuosa e de percepção aguçada. “Ele estava na profissão certa. Como jornalista, liderou equipes, identificou talentos e foi um professor exigente, mas afetuoso. Seu rigor na apuração era acompanhado por um texto leve e envolvente”, descreveu.
Caso pudesse reagir à homenagem, Pitombo acredita que Teixeira faria uma piada sobre o destino. “Com certeza, ele gostaria de estar presente”, brincou. Em 2024, pai e filho estiveram juntos na inauguração da sala, quando o homenageado foi José de Jesus Barreto, um de seus grandes amigos. (da Tribuna da Bahia)