
Campanha 10 Milhões de Estrelas soma esforços contra a fome
Já foi dada a largada. No último domingo (27) foi iniciado o tempo do Advento – tempo de preparação para o Natal. Com ele, é iniciada também a Campanha 10 Milhões de Estrelas, uma convocação da Cáritas Brasileira que chama a sociedade para adquirir uma vela pela paz. A missão de agente da construção solidária da sociedade do bem viver é percorrida lado a lado com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
Nesta edição, a campanha remonta ao problema da fome cujo caminho de superação foi interrompido com o desmonte de políticas públicas nos últimos anos no Brasil. Ao longo da pandemia de Covid-19, o país viu o empobrecimento da população acentuar e o número de pessoas passando fome saltou de cerca de 9% em 2019 para 15,5% em 2022, segundo pesquisa recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN), ou seja, cerca de 33 milhões de pessoas não têm o que comer.
A fome é um dos maiores atrasos sociais do Brasil. Em torno dela giram diversas características que denotam o passado e o presente de desigualdades sociais do país. Ainda, de acordo com dados da Rede PENSSAN, a fome tem cor, tem raça e tem gênero – as famílias chefiadas por mulheres negras de baixa renda, por exemplo, são as mais atingidas no contexto geral.
A campanha 10 Milhões de Estrelas, neste sentido, convoca o povo de Deus a se colocar em ação construindo uma frente contra a fome, mais uma vez. A Cáritas Brasileira e suas entidades membro como a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, atuante nos estados da Bahia e de Sergipe, estimula a propagação da campanha nos territórios a fim de somar esforços por justiça e igualdade social. Afinal, com fome não há paz.
Como adquirir
Este ano, no Regional Nordeste 3, Bahia e Sergipe acenderão quase 15 mil velas. Cada vela custa apenas R$ 5, você ajuda a iluminar a vida de milhares de pessoas que passam fome. Após pagar ao fabricante das velas, o percentual que fica para as entidades membro é direcionado para apoiar projetos sociais. Na Bahia e em Sergipe, as velas podem ser adquiridas com os contatos de cada território disponíveis no link: https://bit.ly/contatocampanha10me2022
Resultados da campanha em 2021
Em 2021, a campanha ajudou a iluminar a vida de muitas pessoas. Na Bahia, diversas iniciativas foram contempladas como em Feira de Santana, onde foram realizadas melhorias no espaço multifuncional do projeto Evangeliza Feira. Já em Vitória da Conquista, o recurso somou para a compra de alimentos distribuídos a famílias atingidas pelas chuvas. A Cáritas Catedral de Serrinha ajudou na compra de um computador para o projeto Belo Amore – iniciativa que oferta reforço escolar, curso de informática e alimentação para crianças carentes. No município de Biritinga um almoço comunitário saciou a fome e levou esperança à comunidade de Montanha.
Histórico
A Campanha 10 Milhões de Estrelas é uma ação permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano, no período do Advento e Natal, como gesto concreto e coletivo de consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza. A iniciativa começou na França, em 1984, no tempo do Advento. Em 1991, propagou-se por todo o país passando a ser realizada no período do Natal.
Mas, foi em 2002 que a iniciativa iniciou seu percurso pelo mundo. No Brasil o projeto teve sua primeira edição em 2014. A partir daí, a Cáritas Brasileira lidera a mobilização que busca iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas, independente de etnia racial ou crença religiosa.