jorge a

Anna Lívia Ribeiro 

 

foto Anna LiviaSão Jorge dos Ilhéus do Jorge Figueiredo,  do santo guerreiro e de suas ilhas: a Princesinha do Sul, da Costa do Cacau. Cidade onde nasci, cresci e aqui minhas cinzas navegarão pelos seus mares.

 

Ilhéus é um destino que inclui história, cultura, exuberância da Mata Atlântica, as fazendas de cacau com a sofisticação de seus chocolates, muitos deles artesanais e também finos, pois Ilhéus agora produz também chocolate premium.

 

A aventura já começa para quem chega de avião na cidade. O pouso já te dá um spoiler do que vai ver por aqui: cercada de verde, rios e, claro, o mar que completa sua moldura.

 

Estar em uma fazenda de cacau é mergulhar um pouco na história desse fruto, que não por acaso leva o nome de Theobroma, o alimento dos deuses. As visitas guiadas apresentam o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita, fundamentais para a produção dos chocolates. Certamente, um passeio bastante diferente e que tem tudo a ver com o estilo da cidade.

chocolates do Sul da Bahia

A maior parte das praias é procurada pelo seu visual paradisíaco, por suas águas mornas, areia branquinha e larga, ondas apropriadas para a prática do surfe (campeões no esporte, aqui temos!) e que não perde em nada para os lugares mais bonitos do mundo.

 

Ilhéus é uma cidade que reserva belezas fora das praias e o Centro Histórico é um exemplo de passeio imperdível, com suas igrejas (algumas entre as mais antigas do Brasil), casarões, palacetes e construções do estilo neoclássico. Passear por suas ruas possibilita um mergulho na literatura do escritor Jorge Amado, experimentando o local que inspirou a construção de seus personagens, conhecidos em todo o mundo.

lagoa encantada destaque

Passear de barco pelos rios até chegar à Lagoa Encantada ou ao Rio do Engenho, permite usufruir de muita história, lendas e de uma paisagem belíssima da Mata Atlântica.

 

Tomar um sorvete na praça, apreciar o balé das maritacas ao final da tarde, o nascer do sol no mirante da Piqueira ou simplesmente contemplar o sol se pondo na baía da Sapetinga faz desta cidade um lugar único, de lembranças afetivas marcantes e duradouras.

Todo mundo sabe que na Bahia as pessoas são muito acolhedoras, difícil mesmo é saber onde são mais, mas certamente Ilhéus tem um lugar no topo da lista.

 

Ilhéus, Minha Terra: lugar para absorver tanto a cultura como o brilho de seu sol e da sua gente!

 

——
Anna Lívia Ribeiro  é  Ilheense, Mãe, Avó, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduanda em Gestão em Turismo, Agente de Viagens.
@viadestinoviagens