:: 30/nov/2025 . 10:32
Governo do Estado lança Caminho Diamantino de Santa Dulce dos Pobres e fortalece turismo religioso na Chapada Diamantina
Moradores, peregrinos e autoridades se reuniram na manhã deste sábado (29), no Assentamento Canabrava, em Terra Boa, distrito de Boa Vista do Tupim, para acompanhar o lançamento do Caminho Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, durante visita do governador Jerônimo Rodrigues. Acompanhado pelo secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o governador destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo religioso, cultural e do desenvolvimento regional na Chapada Diamantina.

“Estamos em um ambiente de turismo religioso, dedicado e orientado pela força de Santa Dulce dos Pobres. Este roteiro envolve sete municípios e abrange 130 quilômetros de peregrinação. É natural que as pessoas venham para fazer promessas, pedir, agradecer e fortalecer a fé. Enquanto isso, seguimos transformando a Bahia em um estado de paz, gerando renda, criando empregos e divulgando as belezas de nossas regiões”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Com 130 quilômetros de extensão, o Caminho conecta os municípios de Mucugê, Andaraí, Nova Redenção, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza e Iramaia, oferecendo aos peregrinos um mosaico de paisagens naturais, memórias, histórias e comunidades acolhedoras. Estruturada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), a rota recebeu investimento de R$ 73 mil para instalação de placas de sinalização e totens informativos, além de levantamento técnico, georreferenciamento, capacitação de equipes municipais e estratégias de promoção turística.
Plenária com lideranças de 50 municípios indica Robinson Almeida como pré-candidato à reeleição e destaca atuação do deputado na Assembleia Legislativa
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) reuniu, neste sábado (29), cerca de 400 lideranças de mais de 50 municípios na Plenária Estadual do seu mandato, realizada no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para a prestação de contas das ações desenvolvidas nesta legislatura. No encontro, lideranças presentes defenderam a indicação de Robinson como pré-candidato à reeleição em 2026.
A manifestação, construída durante os debates e avaliações do trabalho parlamentar, foi apresentada como decisão coletiva, reforçada pela presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-gestores, dirigentes e lideranças municipais, que destacaram a importância de manter a continuidade das ações, investimentos e agendas conduzidas pelo deputado na Assembleia Legislativa.

Entre as lideranças que reforçaram o apoio estão os prefeitos de Cafarnaum, Carlan Novaes; de Serra Dourada, Nenezão; de Anguera, Mauro Vieira; e de Canarana, Marleide; além dos vice-prefeitos de Itaberaba, Ramon; de Capim Grosso, Jefferson; e de Santana, Sônia Almeida. Participaram ainda os ex-prefeitos de Cruz das Almas, Orlandinho, e de Dom Macedo Costa, Guito Piton, além de vereadores e lideranças políticas dos territórios da Região Metropolitana, do Recôncavo, do Portal do Sertão, da Bacia do Rio Jacuípe, Chapada Diamantina, Baixo Sul e Oeste do estado.
Sessão na Câmara de Vereadores destaca a força das mulheres empreendedores e a luta por mais políticas públicas
A sessão especial em homenagem ao empreendedorismo feminino, realizada na Câmara de Vereadores de Itabuna, foi marcada por um importante momento de reconhecimento ao papel das mulheres empreendedoras e pelo reforço da necessidade de criação de políticas públicas eficazes que atendam às suas reais necessidades.
O encontro foi uma solicitação do vereador Zé Alberto e contou com a participação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), por meio do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro.

Durante a sessão, diversas falas destacaram a coragem, a determinação e a força das mulheres que contribuem para a transformação social e para o desenvolvimento econômico da cidade. Para a presidente do CMEC, Wandressa Souza, o momento representou mais que uma homenagem: foi também um chamado à ação.
- 1












