:: 29/nov/2025 . 13:13
Uma noite de homenagens em Osasco e a Rádio Alan Kardec
Daniel Thame
Rádio Difusora Oeste, Osasco (SP), início da década de 80. Nossa briosa equipe estava fazendo a cobertura da festa “Destaques do Esporte”, dessas que acontecem até hoje e que têm troféus pra todo mundo, do “Craque do Ano”, do futebol ao ´campeão de cuspe à distância`, até aquele empresário amigo que, coincidência é claro, patrocina o evento ou a equipe de esportes.
Ou as duas coisas.
O fato é que naquele dia tinha troféu demais e, pra todo mundo que era anunciado, eu dizia “daqui a pouco vamos ouvir o homenageado”.
E lá ia eu ouvir o homenageado, que invariavelmente dizia chavões do tipo “estou feliz por essa homenagem”, “vou guardar o troféu com carinho”, “não esperava esse prêmio” (se não esperava, aquele cheque de ontem foi o que? Contribuição para alguma obra social?) e outras frases feitas.
Eu estava achando aquilo tudo uma baboseira interminável, ainda mais que como o sujeito da antológica música Trem das Onze (“não posso ficar nem mais um minuto com você…”), tinha que pegar o ônibus das 11 da noite, ou encarar a pé o caminho pra casa, num bairro distante da periferia.
Pobre, pero feliz e cumpridor.
De saco cheio ou preocupado com ônibus das 11, nem me toquei quando (glória a Deus nas alturas!) anunciaram o último homenageado:
-E agora o troféu Destaque do Esporte vai para Jair Ongaro.
Prontamente, eu perpetrei:
-Daqui a pouco vamos ouvir o homenageado…
Antonio Júlio Baltazar, o Batata, chefe da equipe de esportes, que comandava a transmissão, hoje num lugar chamado Eternidade, podia perder o amigo, mas não perderia a piada, dada de bandeja e ao vivo nos microfones da nossa Difusora.
-Ô garoto, só se for ouvi-lo no Centro Espírita. Jair Ongaro morreu há mais de 20 anos.
Era homenagem póstuma e eu não havia prestado atenção.
Perpectivas
Gilza Pacheco

“No princípio, criou Deus os céus e a terra.”
A criação dos seres viventes
“E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie…E assim foi.
E disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança…”
Tudo estava perfeito, aos olhos de Deus.
Escrevo aqui, não sobre religião, mas uma perspectiva de esperança de um mundo melhor, de um novo ano com mais amor e empatia, quando faço uma retrospectiva do que e de como foi criado o Universo e os seus habitantes, estes: “a imagem e semelhança de Deus”.
E ao revisarmos os eventos mais marcantes dos últimos milênios, espero não somente descobrirmos o que fez o mundo ser do jeito que é, mas também demonstrar que nenhum infortúnio é definitivo, nenhum mal é irremediável, que a vitória segue à luta e que cada dificuldade é uma oportunidade de superação. Existe um fator capaz de transformar a tragédia em triunfo e a lágrima em sorriso.
O que há por trás dos fatos?
O que, ou quem, está nos bastidores das decisões que tem mudado o mundo?
Haverá um fio condutor unindo os diversos episódios do grande drama da história humana? Existe um enredo que explica o teatro da vida?
Essas são perguntas que, talvez com outras palavras todos nós fazemos.
Grandes pensadores, ao longo da história, têm tentado responder a essas indagações e outras correlacionadas. A Filosofia, a Psicologia, a Sociologia, a Economia, a Física e as demais disciplinas do saber fornecem esquemas explicativos da realidade elaborada por eminentes teóricos. Seus modelos auxiliam na compreensão do mundo, mas estão longe de resolver satisfatoriamente as dúvidas mais profundas e básicas do coração humano.
Bela Gil. Paloma Amado e Isabel Filardis são atrações na Flicacau
Após dois dias de debates e agitação cultural, a Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau) chega a este sábado (29) ainda repleta de atrações no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Uma das mesas mais aguardadas do evento vai reunir a chef e nutricionista Bela Gil e a escritora Paloma Amado, que irão falar sobre narrativas de uma cozinha afetiva, com mediação da filósofa Elisa Oliveira, às 11h, no Espaço Jorge Amado.
No mesmo espaço, às 14h, a roda de conversa Experiências do bem viver: quando o chamado vem dos livros reúne o escritor e ambientalista Kaká Werá e o escritor e ex-prefeito de Itororó Adroaldo Almeida, com mediação do professor Samuel Guimarães, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Ainda no Jorge Amado, às 17h, a atriz, cantora e ativista social Isabel Fillardis e a escritora Luciany Aparecida participam da roda de conversa Renascer nas Terras do Sem Fim, com mediação do produtor e pesquisador Tcharly Briglia.
Já à noite, às 19h, o Jorge Amado recebe ainda a roda de conversa Tenda dos Milagres: quem vai adiar o fim do mundo?, com as escritoras Auritha Tabajara e Ane Pataxó, sob a mediação da pesquisadora Leila Raposo, doutora em Linguagens e Representações pela Uesc.
Sinfonia do Sol Nascente
Leny Ferreira
Amor da minha vida
Meu sol
Sou a Lua esperando o teu raio dourado.
Nas janelas do Sol Nascente,
onde a saudade arde,
nosso amor é a maré que nunca tem fim
teu sol é meu guia
No oceano da saudade,
minha alma irradia
Na Sinfonia Musical
Ouço o recital do teu coração
em cada pulsar do meu.
Ex-Vitória, Gabriel Bispo lidera estatísticas do Botafogo-SP em campanha na Série B
Com uma sequência positiva na reta final, o Botafogo-SP alcançou o objetivo da permanência na Série B. A equipe sofreu apenas uma derrota nas últimas oito rodadas e garantiu presença na próxima edição do torneio.
Quem teve papel importante na campanha foi Gabriel Bispo. Presente em sete dos últimos oito jogos do Botafogo-SP, o meio-campista baiano terminou a competição com o maior número de desarmes da equipe (56). Além disso, foi líder do Pantera em duelos ganhos — aéreos (79) e totais (158). De acordo com a plataforma Sofascore, ele ainda teve a melhor média de passes certos (27,8 por jogo) entre os atletas do seu setor no elenco.
“Foi um ano muito intenso, de muitos desafios, mas o grupo se manteve unido em todos os momentos. Essa força coletiva fez a diferença na reta final. Cada jogador entendeu seu papel, ninguém desistiu, e conseguimos alcançar o objetivo da permanência”, ressaltou o jogador, que é natural de Porto Seguro (BA).
Hospital de Base de Itabuna reforça ações do Novembro Azul e orienta colaboradores sobre a prevenção ao câncer de próstata
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), na manhã de quinta-feira, dia 27, realizou uma ação em referência à Campanha Novembro Azul, reforçando aos seus colaboradores a importância da prevenção ao câncer de próstata.
Promovida pelas equipes do Núcleo de Humanização, com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a iniciativa envolveu visitas aos setores administrativos da instituição hospitalar.
Durante a atividade, as equipes dialogaram com os colaboradores e distribuíram panfletos com informações sobre a doença, além de orientações sobre alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e medidas preventivas que contribuem para a saúde do homem.
A ação teve como objetivo sensibilizar os colaboradores sobre a importância do cuidado integral com a saúde masculina, destacando a relevância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
- 1




















