:: 5/jul/2025 . 18:30
Shopping Jequitibá promove “Liquidação Inverno Off”
O Shopping Jequitibá, em Itabuna, promove até o dia 15 de julho a “Liquidação Inverno Off”, que oferece um mix de produtos com descontos de 20% a 70%. É o momento ideal para renovar o guarda roupa e presentear a família e amigos com artigos da alta moda. Maior centro de comércio, serviços e lazer-entretenimento do Sul da Bahia, recebendo clientes de cerca de 100 municípios, o shopping oferece um ambiente seguro e acolhedor, para quem quer aproveitar ofertas super especiais.
A programação e as ofertas da “Liquidação Inverno Off” podem ser conferidas nas redes sociais do shopping ou em www.shoppingjequitiba.com.br
LOJAS PARTICIPANTES
MERSAN, CHILLI BEANS, CHACAL, FLOR DE CACTO, NATURA AROMAR, SANTA LOLLA, MAGAZINE LUIZA, ROMMANEL, LUZ DA LUA, USAFLEX, O BOTICÁRIO, RABBIT, TREND, BIBI, AMÁVIA, CARMEN STEFFENS, HUDIE, ZHAGAIA, C&A E
PUKET
Quadrilha Junina Caipiras do Porto, de Itacaré, conquista título no 1º Concurso Regional de Quadrilhas de Ibirapitanga
Itacaré tem motivos de sobra para se orgulhar! A Quadrilha Junina Caipiras do Porto, nascida no Quilombo Urbano Porto de Trás, sagrou-se campeã do 1º Concurso Regional de Quadrilhas Juninas de Ibirapitanga, realizado no último dia 3 de julho. O evento reuniu seis quadrilhas juninas de diversas cidades da região, como Ipiaú, Valença, Barra do Rocha e Uruçuca, além de uma participação especial da Junina Explosão, de Ubaitaba.

A competição, marcada por cores, danças e muita animação, simbolizou o início de uma tradição cultural em Ibirapitanga e mostrou a força e a diversidade das quadrilhas juninas do sul da Bahia. Entre os grupos participantes, os Caipiras do Porto de Itacaré encantaram o público e os jurados com sua performance que une o tradicional ao estilizado, conquistando o primeiro título da sua trajetória — que promete muitos outros no futuro.

História e resistência cultural
Petistas de mais de 380 municípios vão às urnas escolher novos presidentes do PT na Bahia
Eleição para novos dirigentes nacional, estaduais e municipais ocorrem em todo Brasil

Filiados do Partido dos Trabalhadores de 381 municípios baianos vão às urnas, neste domingo (06), para votar nos novos presidentes da sigla no estado, por meio do Processo de Eleição Direta (PED) de 2025 e renovar as direções municipais, estadual e nacional do partido. Iniciado às 09 horas, o processo para escolha dos dirigentes dos diretórios será realizado até as 17 horas nas mais de 380 cidades do estado e também em todo o Brasil.
A grande quantidade de cidades que terão disputa mostra a capilaridade, a força e a disposição da militância e deve confirmar o PT Bahia como um dos maiores do país. No estado, são 480 candidaturas municipais e 63 zonais. Para a presidência do Diretório Estadual, cinco nomes concorrem à sucessão do atual presidente da legenda, Éden Valadares: Gabriel Cavalcante, Jonas Paulo, Paulo Riela, Rodrigo Pereira e Tássio Brito.
O dirigente estadual do PT ressaltou o grande empenho de todos os diretórios para fazer “deste PED o maior, mais participativo e mais democrático da história do Partido dos Trabalhadores em nosso estado“. “E esperamos sair desse PED com uma agenda unificada para os desafios eleitorais de 2026”, disse Éden, sobre o pleito majoritário para a presidência, o Governo do Estado, as bancadas federais na Câmara dos Deputados e estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia.
Pedro Sánchez e o fardo da liderança: valores, dissuasão e a alma estratégica da Europa

Prof. Dr. Abdelkrim CErrouaki
Numa era em que a gravidade geopolítica muda de forma rápida e imprevisível, a Cúpula da OTAN de 2025 será lembrada não apenas por sua histórica mudança política, mas também pelas falhas éticas que revelou dentro da própria Aliança. Em 25 de junho, os Estados-membros da OTAN adotaram formalmente uma nova meta: 5% do PIB para gastos com defesa. Uma medida duas vezes mais ambiciosa que a meta anterior, a decisão é tão simbólica quanto estratégica — uma declaração à Rússia, à China e, cada vez mais, ao Irã, de que a OTAN está se preparando para uma contestação sustentada em múltiplas frentes.
Mas em meio a essa urgência renovada e postura assertiva, uma voz se destacou não por rejeitar a necessidade de dissuasão, mas por redefinir o que significa força genuína em uma sociedade democrática. Pedro Sánchez, Primeiro-Ministro da Espanha, articulou uma visão de segurança coletiva enraizada não apenas no poder de fogo, mas também na resiliência interna, na coerência democrática e na soberania estratégica.
Num momento em que muitos líderes chegaram à cúpula munidos de retórica alarmista, Sánchez ofereceu algo ainda mais raro: clareza, equilíbrio e integridade.

Itana Paternostro entrevista Abdelkrim Errouaki
Uma Cúpula Moldada pela Ansiedade Multipolar
A cúpula de 2025 acontece em um cenário de crescente complexidade geopolítica. O conflito na Ucrânia continua em seu quarto ano, sem uma resolução clara à vista. A Bielorrússia se aproximou da Rússia em questões de defesa e segurança, enquanto um aumento da atividade militar foi observado nas regiões do Ártico e do Báltico.
As tensões no Indo-Pacífico também aumentaram, com a China intensificando sua postura militar em torno de Taiwan e expandindo a cooperação industrial de defesa com a Rússia.

Pedro Sanchez
Os acontecimentos no Oriente Médio atraíram ainda mais a atenção para a vizinhança sul da Aliança. Grupos armados ligados ao Irã tornaram-se mais ativos no Líbano, Síria e Iraque, e os desafios de segurança marítima no Mar Vermelho afetaram as rotas comerciais globais. O conflito em curso entre Israel e Irã levantou preocupações sobre o potencial de uma escalada regional mais ampla, levando a uma maior presença de forças navais americanas e europeias na área. Em toda a região — do Sahel ao Golfo — a Europa enfrenta um conjunto diversificado de desafios de segurança, incluindo ameaças híbridas, terrorismo e deslocamentos, que podem ser tão desafiadores para a unidade europeia quanto a situação no flanco oriental.
Nesse contexto, a promessa de 5% da OTAN é menos uma reforma fiscal do que uma mudança doutrinária. Reflete o reconhecimento de que a dissuasão no século XXI deve ser multidirecional, flexível e voltada para o futuro. É também, como afirmou Josep Borrell — ex-Alto Representante da UE para os Negócios
Ilhéus: Feira Cultural Terra da Gabriela realiza edição de julho
A Feira Cultural Terra da Gabriela realiza mais uma edição neste sábado, dia 05 de julho das 16h às 22h, no estacionamento do Dom Palito, em frente à Praça da Irene na Avenida Soares Lopes, centro de Ilhéus. Com entrada gratuita, a Feira Cultural Terra da Gabriela realizada mensalmente por mulheres artesãs, promove o empreendedorismo, a geração de renda, fortalecendo a cultura local, oferecendo lazer e atraindo turistas à cidade de Ilhéus
Os visitantes têm acesso ao melhor do artesanato local, além de delícias da culinária regional. A feira impulsiona a economia criativa, promovendo feiras temáticas, sempre acompanhadas por apresentações de música popular brasileira.

“Estamos convidando a todos a participar de nossa Feira Cultural, teremos muita alegria em um ambiente familiar e acolhedor. Traremos, como sempre, o melhor do artesanato regional e produtos da nossa culinária”, destaca Islândia Penedo, presidente da Associação Terra da Gabriela, organizadora da feira. Ela também ressaltou a importância do evento como impulsionador da economia criativa local.
Uma Canção pela Paz

Leny Ferreira
Nas músicas dos sonhos de Deus
O amor, paz, Justiça social,
Respeito ao próximo.
As leis fundamentais sejam aplicadas aos moradores da terra
São as notas musicais dos sonhos de Deus.
As músicas dos sonhos de Deus
São as mais tocadas nos céus e na terra
Irã, Israel, Palestina e todas as nações
Sem guerras
Palestina livre
Estado Palestino oficializado
Os povos de todas as nações
Unidos numa paz perpétua
A justiça de Deus floresceu
No Planeta Terra

Luciane Yahweh e a arte como beleza e poesia

Luciane Yahweh é uma artista plástica apaixonada por sua arte e pela arte de outros nas mais diferentes esferas. Sua filosofia está fundamentada no “Ubuntu”, onde ninguém vai longe sozinho no trabalho que propôs a fazer. Unindo forças, ela busca reconhecimento de seu trabalho e mostrar o que é a verdadeira arte que não se define apenas pelo belo, mas por sua poética.

De acordo com Luciane, “ como artista procuro expressar aquilo que tenho dentro de mim. Ser artista é muito além de técnicas de pintura, ou habilidades manuais. É se manifestar com sua arte, imprimir sua alma em cada trabalho, sua habilidade é fazer da vida uma poesia, trazer cor, forma aquilo que está em branco”. “Muitas vezes só o artista pode interpretar sua obra, pois veio do mais profundo de sua alma. Seu poder de criação está em constante movimento. Ser artista é ser livre para se expressar através das cores e pincéis”, diz.
“Trabalho para que a arte seja valorizada em todas suas esferas e os artistas reconhecidos em seus trabalhos. Isso se consegue com a uniao de esforços, entendendo que não existem concorrentes na arte, existem artistas com seu próprio estilo que se difere do outro”, afirma. Segundo ela, “não existe o pior ou melhor, existe o mais experiente ou o menos experiente. Não existe o feio ou o bonito, existe por trás de cada obra uma história que faz dela um trabalho significativo.
ARTE QUE IMPRIME A ALMA
- 1











