:: 20/jun/2025 . 17:35
Estudo aponta perfil de quem é mais provável desenvolver ansiedade por uso excessivo de celular
Usar o celular é a primeira coisa que fazemos ao acordar e a última antes de dormir. O aparelho nos acompanha em todos os lugares, seja no trabalho, refeições e até no banheiro. Em um mundo cada vez mais conectado, qualquer pessoa está sujeita a adquirir ansiedade pelo uso excessivo de telas, mas um estudo recente revela qual o perfil mais provável de desenvolver o transtorno: mulheres jovens.
A pesquisa foi conduzida por membros da Associação Europeia de Psiquiatria e foi apresentada no Congresso Europeu de Psiquiatria em abril deste ano. Os estudiosos revelaram que o gênero está significativamente ligado ao tempo gasto com telas e aos efeitos negativos que esse hábito acarreta. Para a neurocientista e psicanalista Ana Chaves, que se dedica a estudar o funcionamento do cérebro humano, o problema tem relação com as pressões sociais que são mais impostas às mulheres do que aos homens.
“Existe um histórico em que a expectativa é sempre colocada em cima da mulher, como se ela tivesse que dar conta de tudo. Isso cria uma necessidade de comparação, que é ainda mais intensificada com as redes sociais, em que as pessoas aparentam terem vidas perfeitas”, explica. Ana Chaves lembra que o que é postado em perfis online não representa a totalidade da vida dos usuários, mas apenas o que eles desejam mostrar. O estudo da Associação Europeia analisou os comportamentos de 400 jovens adultos, sendo 104 homens, 293 mulheres e três pertencentes a outro gênero.
Focado em propostas, Tassio Brito defende Articulação Territorial do PT
O candidato a presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Tássio Brito, apoiado por 9 correntes e lideranças dos principais movimentos sociais, tem concentrado seus esforços de campanha em duas frentes. “Apresentar um programa, propostas para o partido, e dialogar com os municípios. Estamos rodando muito, ouvindo, dialogando, escutando a militância e lideranças do PT”.
Para Tassio, o sucesso da dimensão eleitoral do PT depende do fortalecimento da dimensão partidária. “E isso tem que acontecer em todos os municípios. É papel da direção estadual estar lado a lado com os diretórios municipais, e a direção de cada município estar ao lado da companheirada dos territórios. Por isso, estamos propondo avançar, de forma concreta, na Articulação Territorial do PT”, afirmou o dirigente.
Nesta semana, Tássio cumpriu agenda em Cachoeira, São Francisco do Conde, Ilhéus, Itapetinga, Itaberaba, Aramari, Miguel Calmon, Salvador, Irecê, Barreiras, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa para dialogar com os dirigentes municipais, a militância e movimentos sociais, sempre acompanhados de líderes políticos. No dia 24, o candidato vai a Souto Soares. A eleição no PT ocorrerá no dia 6 de julho, e aqui na Bahia em mais de 380 cidades, um número recorde para o PED.
Prefeitura de Itacaré garante salário antecipado no São João
por Albert Queiróz

Nego de Saronga
A Prefeitura de Itacaré anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores municipais concursados e contratados para esta sexta-feira (20). A medida tem como objetivo garantir que os trabalhadores da administração municipal possam aproveitar o São João com dinheiro no bolso, além de aquecer a economia neste período festivo.
A decisão reforça o compromisso da gestão do prefeito Nego de Saronga com a valorização dos servidores e com o fortalecimento do comércio da cidade. A antecipação injeta recursos diretamente na economia, movimentando supermercados, bares, restaurantes, salões de beleza, lojas e todo o setor de serviços.
De acordo com o prefeito Nego de Saronga (PT), essa é uma demonstração clara de respeito e compromisso com os servidores e com a população. “Nosso compromisso sempre foi de valorizar quem trabalha pela cidade. Sabemos da importância do São João para as famílias e também para o comércio local. Antecipar os salários é uma forma de garantir que nossos servidores possam celebrar com dignidade e, ao mesmo tempo, movimentar nossa economia, fortalecendo os empreendedores de Itacaré”, destacou o prefeito.
Empresa de coleta de resíduos orienta sobre descarte correto no período junino
No período junino, com o São João e o São Pedro, o consumo de latinhas de cerveja e refrigerantes em lata e garrafas e copos de plásticos costuma disparar, principalmente em locais de grandes festas populares. Em função disso, a empresa Biosanear, responsável pela coleta de resíduos em Itabuna, onde o Ita Pedro deve reunir milhares de pessoas, dá algumas dicas para quem quer curtir o forró de forma consciente.
Como festa boa é festa limpa, o lixo domiciliar e comercial só deve ser colocado até segunda-feira, dia 23, já que no dia 24, feriado de São João não haverá coleta.
Além disso a empresa orienta que os produtos recicláveis devem, como alumínio e garrafas pet, devem ser colocados em locais adequados, para coleta seletiva, contribuindo com o trabalho da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna-AACRRI e a conservação ambiental.
Outra dica é evitar fogos barulhentos, protegendo vizinhos, autistas e animais.
Em Itororó, Jerônimo prestigia o Festsol e inicia a agenda dos festejos juninos no interior da Bahia
Realizada com apoio do Governo do Estado, a 37ª edição do tradicional Festival da Carne de Sol (Festsol), em Itororó, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e dos secretários estaduais de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, e da Agricultura; Pablo Barrozo. A visita ao município aconteceu nesta quinta-feira (19), segundo dia do evento, marcado ainda pela expectativa da apresentação de grandes artistas no palco instalado na praça coronel João Borges, como Solange Almeida e Vitor Fernandes.
A agenda em Itororó marcou o início da programação do São João da Bahia 2025 do chefe do Executivo, pelo interior, começando pela região Sudoeste do estado. O governador destacou a importância do apoio na realização da festa. “Estamos investindo em segurança pública e saúde, fortalecendo a cultura baiana e, acima de tudo, gerando emprego e renda”, pontuou Jerônimo.
A cantora Solange Almeida dividiu a experiência de cantar pela primeira vez no Festsol. “Esse é o maior São João do mundo, em todas as cidades. A Bahia é muito junina, muito festeira. Eu estou muito feliz de ter estado aqui em Itororó, em minha primeira vez nessa festa linda”, celebrou a famosa baiana de Alagoinhas.
O Governo do Estado investe nos municípios da Bahia, além da capital e RMS, apoiando financeiramente as festas juninas desde à contratação de artistas, além de recursos direcionados às demais secretarias para contemplar o reforço das forças de segurança e da saúde, tecnologias de monitoramento para festa, e outros serviços que serão prestados pelo Estado.
Ibicuí recebe Circuito Junino 2025 com ativações culturais durante o São João
O município de Ibicuí será uma das cidades contempladas pelo Circuito Junino 2025, projeto de ativação cultural e interativa promovido pela Micaiah Produções com patrocínio da Embasa e do Governo do Estado da Bahia. As ações serão realizadas durante os festejos juninos em espaço aberto ao público.
Na cidade, será montada uma estrutura com identidade visual junina, ambientação para fotos e vídeos, jogos interativos e distribuição de brindes como copos personalizados, bonés e outros itens institucionais. Também estão previstas a entrega de materiais informativos e a presença de influenciadores locais.
A ação tem como foco o público residente, turistas e criadores de conteúdo digital, com o objetivo de fortalecer a comunicação institucional e valorizar as manifestações culturais do período junino. As atividades contarão ainda com a veiculação de jingles em carros de som e inserções em rádios populares do município.
Durante a passagem por Ibicuí, será produzida uma série de conteúdos audiovisuais, com vídeos, fotos e reels, que integrarão um banco de imagens institucional. Ao final da ativação, será entregue um relatório técnico com indicadores de visibilidade e engajamento.
Além de Ibicuí, o Circuito Junino 2025 será realizado em Jaguaquara, Entre Rios, Barreiras, Ipirá, Euclides da Cunha, Camaçari e Eunápolis (no São Pedro). A estimativa é de contato direto com aproximadamente 80 mil pessoas nas oito cidades, além de mais de 300 mil visualizações nas plataformas digitais.
- 1