:: 17/maio/2025 . 10:27
Seu pet está soltando muito pelo ?

Dra. Hannah Thame
Se a resposta for SIM e estiver acompanhado de outros sintomas, cuidado!
Memória, perdê-la é o início da morte de nossa cidade
Jeffson Oliveira Braga
A minha “oração aos concidadãos grapiunenses”, que sejam tomados de iluminação para compreender o quão perigoso para um povo, a perda da sua memória. Preocupar-se com a memória, o legado, sempre foi uma das primeiras escolhas dos homens virtuosos, quando buscam deixar para posteridade seus feitos.
Desta feita, a título de ilustração, um breve diálogo extraído das narrativas dos eventos da Guerra de Troia da Ilíada, do poeta grego Homero:
– “O tessálico que vai lutar, com o senhor, ele é o maior homem que já vi. Eu não lutaria com ele”, disse o menino.
– “Por isso que o seu nome nunca será lembrado” (Aquiles)1.
Perceba, este singelo diálogo entre um menino, que seguindo ordens de Agmanón considerado o rei dos reis entre os gregos, busca Aquiles para enfrentar um guerreiro da Tessália. A descrição ecoada para posteridade pela deusa que os gregos chamavam de “Mnemosyne”, Memória. Esta memória é o canto dos poetas, que registrava e deixava para as próximas gerações, a tradição, como: da Ilíada e da Odisséia, dos Cantos Cíprios e várias outras histórias que marcam nosso imaginário e são ilustradas por filmes como “Troia”.
Aquiles no fragmento destacado, escolheu enfrentar quem, quer que fosse, para ter seu nome ecoado para a posteridade. Hoje, no ano de 2025 estamos fazendo referência a um possível evento que marcou a história, nutrido na memória, trazendo máximas e ensinamentos a serem seguidos.
O que quero trazer à tona, são máximas e sentimentos um pouco fora de moda. Sim, isso mesmo, ética, honra e respeito aos que antecederam, os antepassados. Certa feita, um autor cunhou uma frase mais ou menos assim: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”. Apesar de ter ficado famosa e comumente atribuída a Isaac Newton, essa inscrição tem origem no século XII e é ligado a Bernardo de Chartres. Este, utilizou a metáfora dos anões estarem sobre ombros de gigantes, que expressa o significado de “descobrir a verdade a partir das descobertas anteriores”.
Veja, desprezar aqueles que vieram antes de nós, é o mesmo que passar pela ponte, em seguida destruí-la, e num momento de necessidade, quando as hienas te perseguirem, não terá esse sustentáculo para ultrapassar o abismo colocado a sua frente. Logo, vai sucumbir, será tragado.
A destruição com a demolição do sobrado do comendador José Firmino Alves, em 19 de outubro de 2024, construído no final do século XIX é um alarmante sintoma da falta de referência
Perfil da Imaginação

Sione Porto
Homem belo
De porte elegante
Possuis beleza
Dos Deuses do Olimpo
A natureza assim
Quis te moldar
E com sopros de luz
Te deu vida
Com teu sorriso
Iluminado de alegria
Fizeste em minha alma
Tua morada
Porque és na Terra
Ideal de plenitude
Em que meu amor
Maduro se enclausura
Como eu te amo
Humana criatura!

Divaldo Franco agora é Luz

Iva Santos Guimarães
A humanidade perde um dos seus grandes mestres espirituais, Divaldo Franco um semeador de estrelas. Foi um obreiro de Deus, com sua sabedoria espiritual era um farol iluminando caminhos, uma referência moral e ética, de caridade pura, de uma dimensão e compreensão tão aguçadas da vida e da espiritualidade que suas palavras eram como música acalentando os corações aflitos, orientando os necessitados de atenção e cuidado, suas aulas eram cheias de amor, suas mensagens eram cheias de tanta sabedoria, que nos causava uma emoção interior de reconhecimento diante da verdade da vida.
Somos gratos por sua trajetória tão significativa e tão edificante, seremos sempre saudosos de sua presença iluminada e iluminadora de caminhos.
Que os mestres espirituais te recebam com todas as graças por ter cumprido tão lindamente sua missão e que Deus te receba com todo júbilo e bençãos que sua alma merece. Receba todo nosso amor e gratidão por sua passagem tão significativa pelo nosso lindo Planeta Azul
- 1











