O documentário ´Doutor Araguaia`,  que teve seu lançamento oficial em Palmas, no Tocantins, em dezembro passado, inicia sua trajetória no ano de 2025 com exibição na  14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes-UNE, em Recife; e em Natal, para professores universitários e lideranças do PCdoB do Rio Grande do Norte, cumprindo a meta de lembrar e homenagear as lideranças estudantis que fizeram história na luta contra a Ditadura Civil Militar, de 1964 a 1985.

Dr. Juca

O documentário, com duração de 90 minutos, narra a história do médico gaúcho João Carlos Haas Sobrinho, brilhante estudante de medicina, natural de São Leopoldo/RS (1941), que foi preso em 1964, só porque era presidente do Centro Acadêmico Sarmento Leite, da Faculdade de Medicina da UFRGS. Após concluir seu curso e com grande espírito de liderança, alinha-se à filosofia do PCdoB da época, tornou-se médico pioneiro nas regiões de Porto Franco/MA e Xambioá/TO.

Entre 1967 e 1972, salvou centenas de vidas, sendo amado pelos camponeses – que sofriam com o regime de exceção – e por todos que com ele conviveram.

Dr. Juca foi morto na região do Bico do Papagaio, na Guerrilha do Araguaia e até hoje a família continua na busca dos seus restos mortais – que nunca foram encontrados.
O filme  é uma produção independente da TG Economia Criativa,  dirigida pelo documentarista Edson Cabral, com roteiro, pesquisas e argumento realizados em parceria com Sônia Haas, irmã do protagonista.

O diretor Edson Cabral e a irmã de João Carlos Haas, Sonia Haas

Contemplado pelo Edital 001/2023 da Lei Paulo Gustavo – Tocantins, o documentário conta, também, com o apoio das Prefeituras de São Leopoldo/RS e Porto Franco/MA e com apoio institucional da Fundação Mauricio Grabois – FMG.

 

´Doutor Araguaia´ é  um tributo a todos que lutaram e continuam lutando contra a tragédia que foi a Ditadura Civil Militar no Brasil – uma história para ser conhecida.

Serviço:

Recife – PE, Bienal da UNE, Auditório Ribeira, 30 Janeiro, às 10 horas.

 

Natal – RN, Espaço RAMPA, 31 janeiro, às 19 horas.