Os investimentos da 2ª etapa de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Ilhéus foram o tema de uma reunião que contou com a participação de técnicos e gestores da Embasa, lideranças comunitárias, moradores e representantes do poder legislativo municipal. Cerca de 25 pessoas participaram do encontro realizado no final de abril no salão da Paróquia São João Batista, no bairro Pontal. Os futuros beneficiados por esta etapa do empreendimento, com investimentos da ordem de R$ 23,3 milhões, foram informados sobre o andamento da obra, que hoje atinge 86% do previsto, e que passará a atender neste momento, os bairros Sapetinga, parte do Pontal e parte do bairro Nossa Senhora da Vitória.

O gerente de obras da Embasa, Giancarlo Barbosa Bezerra, reforçou sobre a importância das intervenções que vão contribuir com a despoluição da Baía do Pontal. “O foco nesse momento é garantir a funcionalidade da rede coletora de esgoto implantada, que está tendo o seu funcionamento prejudicado pelo subdimensionamento da rede de drenagem da região do Pontal. Cabe reforçar que a Embasa não opera redes de drenagem e que as águas das chuvas não podem ser escoadas nas redes coletoras de esgoto. Ao fim desta segunda etapa do empreendimento, o plano é continuar os avanços em expansão para beneficiar novas áreas de Ilhéus”, afirma o engenheiro da Embasa.

O empreendimento, quando totalmente implantado, beneficiará mais de 65 mil pessoas, na zona sul de Ilhéus, elevando a cobertura com coleta e tratamento de esgoto de 57% para 80% na sede municipal, a partir da gradativa ligação dos imóveis à rede pública instalada. As obras de ampliação do SES de Ilhéus/Pontal foram divididas em duas etapas. A primeira, contou com um investimento de R$ 53,6 milhões, foi inaugurada em agosto de 2020.

As intervenções também melhoram os índices de balneabilidade da Baía do Pontal e das praias do litoral sul de Ilhéus. Na primeira etapa foram beneficiados os seguintes bairros: Bairro São Francisco, Bairro Hernani Sá, URBIS, Nelson Costa, Bairro Ilhéus II, Cond. Sol e Mar, Ceplus, Jardim Atlântico e parte do Bairro Nossa Senhora da Vitória. Também representaram a Embasa, o gerente regional, Uillas Batista, e o gerente de Ilhéus, Felipe Madureira. Do encontro, foi formada uma comissão para acompanhar e discutir questões relativas à obra e a promoção de novos encontros com a comunidade para atualizar sobre o avanço do empreendimento.

 

(Fotos Benê Simões-Embasa)