A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou na tarde desta quinta-feira, dia 8, uma ação preventiva sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

O objetivo foi conscientizar e esclarecer os colaboradores sobre os cuidados com a saúde, principalmente em épocas festivas como o Carnaval em que as pessoas estão mais propensas ao risco de contaminação pelas DSTs, como HIV, sífilis e hepatites virais.

A ação, realizada juntamente com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), aconteceu no auditório e, posteriormente, com visita nos postos das enfermarias da unidade hospitalar com orientações e distribuição de preservativos femininos e masculinos.

Na oportunidade também foram distribuídos os autotestes para HIV, uma novidade que muitos colaboradores não conheciam. Durante a ação, a enfermeira do SESMT Cristiana Santos explicou o passo a passo de como o teste deve ser realizado.

José Bomfim, controlador de acesso da instituição, achou o autoteste interessante. “O resultado sai de imediato e é uma forma de incentivar o autocuidado e a prevenção dessasdoenças”, comentou.

De acordo com a presidente da CIPA, Stela Rios, o objetivo da ação foi alcançado, graças ao empenho da Comissão e do apoio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, aos eventos da instituição. “Concluímos com sucesso mais um trabalho de conscientização e cuidado com os nossos colaboradores”, finalizou.