Ex-deputado, ex-ministro e secretário-geral do Diretório Nacional do PT, José Dirceu foi o convidado da terceira edição do Pod13, videocast do Partido dos Trabalhadores da Bahia, que é apresentado pelo ex-deputado, jornalista e professor Emiliano José e nesta edição foi capitaneado pelo presidente do PT Bahia, Éden Valadares, devido à impossibilidade de Emiliano. Em sua entrevista, Dirceu afirmou que é preciso atuar firmemente contra o autoritarismo que vem atingindo a América Latina, com a recente eleição de Javier Milei (Argentina) e de outros países europeus de tradição progressista, falou sobre os desafios do PT para se comunicar melhor com a sociedade brasileira e elogiou as gestões petistas na Bahia.

“Eu acho que foi um feito histórico a eleição de Jerônimo, ganhar uma eleição pela quinta vez”, disse se referindo ao ex-prefeito, que pontuava melhor e é um representante da família dos Magalhães que dominou a Bahia por mais de 20 anos. “E principalmente porque era o ACM Neto, e o João Leão (ex-vice-governador) tinha ido para lá e tinha o apoio, nós sabemos, dos três grupos de mídia da Bahia. E ele realmente tinha uma vantagem em todas as pesquisas”, ressaltou Dirceu.

O secretário-geral acrescentou que a virada na campanha na Bahia, quando Jerônimo contrariou os principais institutos e venceu as eleições, foi muito significativa pelas gestões petistas no estado, de Jaques Wagner e Rui Costa, e atribuiu o resultado positivo à união do grupo, com as presenças das principais lideranças do PT no estado e do presidente Lula, então pré-candidato à presidência da República, além do senador Otto Alencar, da força da militância e do empenho das bancadas de parlamentares estaduais e federais.

“Então acho que nós ganhamos por isso também e porque tínhamos o que apresentar para a Bahia, sem evidentemente querer negar os avanços que a Prefeitura de Salvador na gestão de ACM Neto também alcançou para Salvador”, disse Dirceu, ao informar que já visitou praticamente todas as cidades baianas e ficou entusiasmado com a situação do estado. “Vi avanços na área da saúde, na área da infraestrutura e na economia, porque o governo tem que ser capaz de criar soluções para a economia crescer”, destacou.

José Dirceu destacou também que a Bahia tem um potencial admirável, e o fato de o estado ter 700 e tantos mil pequenos agricultores familiares é uma riqueza fantástica para a região. “A Bahia ter essa condição mineral que tem, por isso a urgência da Fiol; o potencial turístico a Bahia tem, e o industrial porque a Bahia já é um estado industrial”, concluiu.