O verão é tradicionalmente uma época do ano em que as pessoas  aproveitam para gozar as  férias do trabalho ou as férias escolares, mas para que este período seja proveitoso e recompensador é necessário estar atento a saúde por causa do excesso de exposição ao calor e a luminosidade.

 

O Dr. Antônio Cafezeiro, diretor do Laboratório Controle, em Ilhéus, alerta que “no verão as altas temperaturas podem provocar exaustão e desidratação e o excesso de luminosidade pode provocar insolação, câncer de pele e catarata entre outras patologias”.

 

 

Durante o verão cada pessoa normalmente perde cerca de dois litros de água por dia, pela urina, suor e respiração. Com o excesso de calor esta perda se acentua e se o balanço hídrico não for equilibrado com a ingestão de líquidos,   o organismo pode entrar em um processo de exaustão física provocando náuseas, fraqueza muscular, dor de cabeça, confusão mental, tonturas e vertigens, e em uma fase mais avançada advém a desidratação necessitando de cuidados especiais para recuperar a saúde do paciente e evitar o óbito.

 

“O aumento da temperatura ambiente associada a exposição excessiva a luminosidade pode provocar a insolação, um quadro ainda mais grave que a desidratação, que pode levar o paciente a morte rapidamente. Faça sua hidratação com a ingestão de no mínimo dois litros de água diariamente, use óculos escuros de qualidade com bloqueador de raios UVA e UVB, use protetor solar na sua pele”, alerta o Dr. Antônio Cafezeiro.

 

Em caso de problemas de saúde provocados pelo excesso de calor, é recomendável procurar um médico e, se necessário, os exames podem ser realizados no Laboratório Controle, que oferece equipamentos modernos, profissionais qualificados e agilidade no atendimento, que garantem um diagnóstico seguro para monitorar a saúde durante o verão.

 

O Laboratório Controle fica localizado na rua Wenceslau Guimarães 130, bairro Cidade Nova, Ilhéus. O agendamento de exames pode ser feito pelos telefones (73) 98853-0019 (whats app) e (73) 3223-2201. @labcontroleilheus