Nesta quinta-feira, 21 de setembro, adolescentes de 27 municípios da Bahia se reunirão em Salvador para apresentar ações inspiradoras desenvolvidas em suas comunidades, com o objetivo de minimizar os impactos das mudanças climáticas e promover a alimentação saudável.

O encontro integra as ações do Selo UNICEF, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, que é implementada na Bahia pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC). As atividades iniciam às 9h e seguem até às 16h na UNIFTC, localizada na Av. Luís Viana Filho, 8812, Paralela, em Salvador.

O encontro marcará o encerramento da Gincana NUCAS Pelo Clima e Pela Alimentação Saudável, iniciativa lúdica e educativa realizada com o objetivo de incentivar meninos e meninas integrantes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAS) de municípios que participam do Selo UNICEF a realizarem ações práticas de intervenção e educação socioambiental e de promoção de alimentação saudável. Durante a programação do evento, os NUCAS que mais se engajaram nas ações da gincana serão reconhecidos simbolicamente como “guardiões do planeta”.

Ao longo da gincana, os participantes realizaram uma série de atividades, que incluíram desde o mapeamento de ações que contribuem para as mudanças climáticas até a execução de ações destinadas a reduzir o risco de desastres ambientais e a insegurança alimentar e nutricional. Além disso, eles se envolveram no plantio de mudas nativas e frutíferas, contribuindo assim para o meio ambiente e para a saúde.

“Este evento representa uma oportunidade única para conhecer as ações de jovens líderes que estão desempenhando papéis significativos em suas comunidades, trabalhando com dedicação para criar um futuro sustentável e promover a conscientização em prol de um mundo mais verde e saudável”, destacou Joilda Aquino, coordenadora do Selo UNICEF nos estados de Bahia, Sergipe e Minas Gerais e coordenadora de projetos do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC).

O evento também contará com a participação de representantes do UNICEF, que abordarão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e discutirão as possibilidades de continuidade das ações desenvolvidas durante a gincana pelo clima.

*Selo UNICEF*

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.

*NUCAS*

Os Núcleos de Cidadania dos Adolescentes são um espaço de troca e aprendizado com o objetivo de estimular a participação cidadã de meninos e meninas, além de ajudar seus integrantes a desenvolver habilidades de comunicação, liderança e planejamento. Os NUCAS são parte da metodologia do Selo UNICEF, de modo que todos os municípios inscritos na iniciativa criaram um ou mais NUCA com a participação de pelo menos 16 adolescentes cada um.

Na atual edição do Selo UNICEF, os meninos e meninas são estimulados a desenvolver ações que envolvam os seguintes temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.