O Dia Mundial da Limpeza,  que será celebrado neste sábado, dia 16, acontece em 197 países e territórios desde 2018, e já teve a adesão de mais de 71 milhões de voluntários, retirando mais de 344,5 milhões de toneladas de resíduos de rios, praias, praças, mangues, ruas, etc. No Brasil, a ação é liderada pelo Instituto Limpa Brasil.

 

O evento conta com a adesão de mais de 1.200 municípios. Segundo a diretora Edilainne Pereira, o número de voluntários aumenta a cada dia, mas ainda há muito a ser feito. “A meta desta iniciativa é atingir 5% da população da Terra para a mobilização massiva destinada a recolher o ‘lixo’ e mudar as práticas sociais”.

 

Em Ilhéus, o Grupo de Amigos da Praia-GAP realiza o Mutirão de Limpeza e diversas atividades no dia 16, a partir das 8 horas, na Avenida Soares Lopes. As dicas para quem quiser aparecer e ajudar são usar roupas Leves, protetor solar e boné; levar garrafinha ou copo retrátil.

Na edição de 2022, Ilhéus contou com cerca de 150 pessoas que recolheram quase 500 kilos de lixo da praia do Sul. “Em 2023 vamos continuar cuidando da Praia da Avenida, nosso xodó, que tem 53 espécies de aves catalogadas, área de desova de tartarugas marinhas e áreas de esporte”, afirma Gabriel Macedo.

 

O presidente do GAP, que também dá aulas de surfe, conta que a ação acontece com mobilização mundial do Let’s do It, nacional do Instituto Limpa Brasil, e local do Grupo de Amigos da Praia (GAP), com patrocínio da OFI-Joanes