A Feira de Ciências da Bahia, promovida pelo IF Baiano Uruçuca,  que tem uma abelha sem ferrão como mascote foi destaque em Horizontina-RS, numa iniciativa está popularizando a cultura da inovação e do empreendedorismo entre jovens de escolas públicas no Rio Grande do Sul.

No município Horizontina, Rio Grande do Sul, no Bioma Pampa  que tem como abelha nativa a Guarupu (Melipona bicolor), tem uma escola filantrópica, o CFJL, com 700 estudantes, e pela primeira vez quatro estudantes conseguiram acessar uma política pública, de iniciação a ciência, tecnologia e inovação, por meio da FBioT Brasil, Feira de Bioinovação Território do Brasil, que foi contemplada com bolsas em Edital CNPq e vai premiar estudantes do ensino médio e professores do Brasil, em etapa presencial, que vai acontecer de 23 a 25 de novembro no Território Litoral Sul da Bahia.


O Professor Dr. Ivan Pereira do IF Baiano – Campus Uruçuca, é o coordenador da FBioT Brasil, primeira Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, de abrangência nacional, do estado da Bahia, que também possui Feiras Estaduais anuais de grande destaque como a FECIBA, Integra Campo e a do Sudoeste Baiano.

Ivan destaca que para a unidade da Rede Federal de Educação em  Uruçuca, conseguir se credenciar para realizar uma Feira Nacional, foi necessário realizar várias edições de eventos de popularização e divulgação da ciência: local, municipal, intermunicipal, estadual e regional (Norte-Nordeste)

“Começamos com eventos em sala de aula, onde surgiu o Movimento Cacau, Chocolate e Cultura – MCCC e, em seguida, uma ação municipal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, em 2016. Desse ano até hoje, muitas ações aconteceram, consolidamos a Semana Territorial de Ciência e Tecnologia – STCT na Bahia e Sergipe e, durante a pandemia, em 2021, realizamos a Maratona Territórios do Brasil – MTDB, evento 100% on-line, que nos deu visibilidade nacional”.

 

“ Motivados com tudo isso, coordenadores da Bahia e Sergipe se uniram para propor uma Feira Nacional, foi ai que surgiu o conceito inovador, que estamos levando para o Brasil, de Feira de Ciência, o qual utiliza metodologias ágeis de startup, que estimulam estudantes e professores a embarcarem no ecossistema da inovação, do empreendedorismo e da pesquisa”, ressalta Ivan Pereira

Mais informações  www.fbiotbrasil.com.br

*Plataforma gratuita da metodologia utilizada:*
www.territoriosdobrasil.com.br