Possuir boas amizades pode gerar um impacto significativo na saúde mental e física das pessoas. Um círculo de amizade desempenha um papel fundamental no bem-estar de cada indivíduo, influenciando positivamente a qualidade de vida e a capacidade de enfrentar desafios, por exemplo.

 

Um dos principais aspectos, de acordo com Juli Anne Almeida, psicóloga e docente do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera é o suporte emocional que as amizades verdadeiras podem oferecer. Ter alguém para compartilhar as alegrias e as tristezas, ouvir e ser ouvido, acaba criando uma rede de apoio que pode reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo na prevenção de transtornos de humor como, por exemplo, a depressão.

 

A socialização é outro ponto crucial apontado pela especialista. “Possuir um círculo de amizades estimula encontros sociais benéficos que colaboram para o aumento da autoconfiança. Pessoas que costumam se divertir com os amigos, geralmente, experimentam maior felicidade e contentamento e estão mais bem preparados para enfrentar as demandas diárias, sejam físicas ou mentais”, comenta.

Segundo a especialista, as amizades verdadeiras também têm impactos fisiológicos, como a liberação de hormônios associados ao prazer e à felicidade, como a ocitocina. Essa substância está relacionada à redução do estresse e à promoção do bem-estar geral.

 

A psicóloga também enfatiza que o convívio social através das amizades pode ser uma proteção contra a solidão, que é um fator de risco para o desenvolvimento de problemas emocionais e de saúde mental.

 

“As relações sociais que estabelecemos desempenham uma função crucial em nosso estado de saúde. Relações de amizade benéficas têm o potencial de fortalecer nossa capacidade de lidar com emoções adversas e nos conferir um sentimento de inclusão. Contar com alguém em quem confiar durante períodos desafiadores pode causar um impacto significativo”, finaliza a docente.