As obras de reforma, ampliação e modernização do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), foram iniciadas há quase três meses e estão em andamento.

O projeto contempla três etapas: obras provisórias, obras de reforma e obras de ampliação. “Nesse primeiro momento, o foco está sendo nas obras provisórias que estão sendo erguidas para substituir as edificações que serão demolidas (CTI, emergência e administração)”, explicou o diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr.

A montagem do canteiro de obras foi o pontapé inicial da construção. As etapas de ampliação e de reforma vão acontecer após a entrega das unidades provisórias.

Com o objetivo de proteger os pacientes do ruído e da poeira causados pelas obras, a direção executiva da unidade hospitalar, decidiu realocar os pacientes do Centro de Terapia Intensiva (CTI) I para um ambiente mais adequado, até que as obras do espaço final fiquem prontas.

O processo de reforma do local e de transferência dos pacientes contou com uma força-tarefa que envolveu as equipes de engenharia, manutenção, higienização, patrimônio, enfermagem, fisioterapia e médica do Hospital de Base.

Em parceria com a Prefeitura de Itabuna, o Governo do Estado está investindo mais de 58 milhões de reais com as obras de reforma do Hospital de Base.

A responsabilidade e a execução das obras são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER). As intervenções incluem as unidades de urgência e emergência, 20 leitos de UTI, seis salas cirúrgicas, unidade de apoio ao diagnóstico (tomografia, raio x, ultrassom, endoscopia e ressonância magnética), além de melhorias nos setores administrativos.

A reforma vai trazer melhorias significativas que vão proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes e colaboradores do Hospital de Base, através de um atendimento ainda mais humanizado.