O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou proposta de concessão de título de Doutora Honoris Causa à ex-presidenta da República Dilma Vana Rousseff, em reunião ordinária realizada no dia 31 de maio de 2023. A universidade, junto com as universidades federais do Cariri (UFCA), do Oeste da Bahia (UFOB) e do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), foram criadas em 5 de junho de 2013, data das respectivas leis federais, na gestão da ex-presidenta.

 

Conforme memorial descritivo constante do processo, a então presidenta Dilma Rousseff criou a Universidade Federal do Sul da Bahia (então UFESBA) por meio da promulgação da Lei Federal nº 18.218 de 05 de junho de 2013. A medida, acompanhada da promulgação das leis federais nº 12.824 (UNIFESSPA), 12.825 (UFOB) e 12.826 (UFCA), todas de 05 de junho de 2013, fundou as quatro novas universidades federais brasileiras, parte da nova fase de expansão do ensino superior federal iniciado nos governos anteriores do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Dessas, a UFSB é a única que não surgiu de desmembramento de campus já existente de outra IFES. Essa foi uma medida que contribuiu para a expansão e interiorização do ensino superior público no Sul e extremo sul do estado da Bahia, que tem a quarta maior população entre as unidades da federação. Além da criação de seis universidades federais durante seu mandato, outros aportes do mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff para o ensino superior incluem a Lei de Cotas (Lei Federal nº 12.711/2012) e a ampliação dos quadros de servidores da carreira da Educação.

Em caso de aceite do título, a entrega da honraria deve ocorrer em sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, na data provável de 26 de junho de 2023.