Especialistas e profissionais renomados da área da comunicação e política estarão reunidos em Salvador para discutir desafios, como o combate à desinformação, ameaças à democracia e a necessidade da regulação das plataformas. Entre os dias 1 e 2 de junho (quinta e sexta-feira), a capital baiana recebe o seminário “Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia”, evento promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, com o apoio do Governo do Estado da Bahia. Um dos destaques é a presença do deputado federal Orlando Silva, relator do PL das Fake News (PL 2630), que irá compor uma das mesas de discussão.
“A Bahia mais uma vez sai na frente nesse debate estratégico sobre os desafios da comunicação em tempos de fake news, de desinformação e de ataques à democracia. O seminário vai permitir aprofundar essa reflexão, tratando de vários aspectos – como a questão da urgente regulação das plataformas digitais ou do fortalecimento da comunicação pública no Brasil. Os palestrantes conhecem profundamente do assunto e são protagonistas desta luta”, destacou o coordenador do Centro de Estudos e organizador do evento, Miro Borges.
O evento acontecerá no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, localizado na 4ª Avenida, nº 430, no Centro Administrativo da Bahia. No primeiro dia, quinta-feira (1º de junho), às 18h, será realizado um debate sobre a conjuntura e luta de ideias na sociedade, com a presença de Cynara Menezes, jornalista e editora do blog Socialista Morena; Leandro Fortes, jornalista, professor e escritor; e Laurindo Lalo Leal Filho, coordenador do Barão de Itararé.

Já no segundo dia do evento, na sexta (2), às 9h, será abordada a temática das redes digitais, fake news e a regulação das plataformas, com a participação do deputado federal Orlando Silva; Nina Santos, coordenadora do *desinformante, pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e diretora da Aláfia Lab; e João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secom da Presidência da República do Brasil.
No mesmo dia, às 14h, será apresentado o painel sobre as prioridades da comunicação pública, com a participação de Guia Dantas, assessora especial de Comunicação do Rio Grande do Norte; André Curvello, secretário de Comunicação da Bahia; e Hélio Doyle, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Inscrições

Gratuitas, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no link https://doity.com.br/seminariocomunicacao, onde também é possível conferir a programação completa. Os participantes terão direito a certificado.