Um intercâmbio entres os Colégios Batistas, reuniu durante dois dias, na quadra do Colégio Batista de Itabuna (CBI), alunos dos Colégios Batista de Itabuna (CBI), Colégio Batista Taylor Egídio, de Jaguaquara, e como convidado alunos do Ciomf, escola pública de Itabuna.

Os Jogos Externos dos Colégios Batistas realizado nos fim de semana contou com competições de handebol, masculino e feminino, futsal e vôlei nas categorias de 12 a 17 anos. “É um momento muito importante, pois está oportunizando a integração com outras escolas, promovendo a motivação do estudante para a prática esportiva, estimulando o espírito competitivo e a autoconfiança”, disse Alexandre Oliveira Silva, professor de educação física do CBI. De acordo com o educador um projeto semelhante aconteceu há 20 anos.


“Esses jogos têm o objetivo de descobrir novos talentos para o esporte, promovendo por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos estudantes para ampliar hábitos de socialização e aquisição de hábitos saudáveis”, pontuou Ana Carolina de Melo Silva, coordenadora pedagógica do CBI.

Vilmaci Dias, coordenadora pedagógica do Batista Taylor de Jaguaquara, definiu o evento como uma festa na educação. “Os jogos proporcionam relação de amizade com outros alunos formando vínculos. O esporte fortalece o desenvolvimento intelectual para a vida”, disse a educadora.

Ela salientou a participação do colégio Ciomf, escola pública estadual, e quer a participação da equipe da escola nos Jogos da Primavera,, que serão realizados em setembro em Jaguaquara.
Para a professora de Educação Física do Ciomf, Sthefanie Matias Cabral, “é algo mágico para o aluno, é um sentimento de pertencimento, serem reconhecidos como seleção. Muito lindo o evento reunir escola pública e privada promovendo vínculos”, disse. “Estamos resgatando o esporte na cidade”, pontuou Carlos César, educador da escola.

Anfitriã dos jogos, a professora Graça Souza, diretora do CBI disse “que o momento era muito importante não por causa da competição ou premiação. O esporte promove a amizade e envolvimento entre as pessoas. É uma satisfação ver a alegria da escola no rosto de cada adolescente”, ressaltou.