O sucesso da ressocialização por meio da Educação tem alcançado grande repercussão no estado e já chegou a Brasília. Na última quinta-feira (20), o site Metro 1, do grupo Metrópole, publicou uma matéria destacando o ingresso de 29 reeducandos no Ensino Superior; em março, o próprio portal do Governo do Estado repercutiu o feito, bem como dezenas de blogs no estado e a TV Santa Cruz, afiliada da TV Globo no sul da Bahia.

Já neste domingo (23), o Conjunto Penal de Itabuna voltou a ser motivo de comentário, dessa vez pelo deputado federal Josias Gomes (PT), que destacou o poder da Educação no processo de ressocialização dos reeducandos ali custodiados. “No Conjunto Penal de Itabuna dos 845 internos, 535 estão matriculados na escola regular que funciona em dois turnos. Além disso, existe o projeto de remição pela leitura, em que a cada obra lida, é possível reduzir a pena em 4 dias, excelente medida”, afirmou em texto publicado em suas redes sociais e no site www.josiasgomes.com.br.

O deputado falou também sobre a importância de outras atividades de ressocialização desenvolvidas na unidade pela equipe da empresa Socializa, que administra o presídio emnregime de cogestão com o Estado, a exemplo de oficinas de artesanato, música e até xadrez. Porém, as atividades relacionadas à educação envolvem bem mais da metade dos 845 custodiados. Somente nas escolas da rede estadual e municipal são matriculados 535 reeducandos. No projeto de leitura Asas da Imaginação, 333. Outra iniciativa, o Projeto Relere – Remição, Letramento e Reintegração, esta do Ministério Público Estadual, conta com 28 participantes, que se integram às atividades educacionais e de ressignifacação da vida no cárcere.

Todo esse esforço foi o que levou o Conjunto Penal de Itabuna a ostentar 29 reeducandos matriculados no Ensino Superior, sendo 28 na Universidade Federal do Sul da Bahia e um na Rede Anhanguera. “Feito notável que demonstra como a educação e leitura podem transformar a vida das pessoas”, declarou Josias Gomes.