O Governo da Bahia,  sob a coordenação da BAHIATER,  tem promovido diversas ações em favor do desenvolvimento rural em todo o Estado. O Território Litoral Sul conta com a assistência direta através dos consórcios e entidades da sociedade civil que promovem assistência técnica e extensão rural a mais de seis mil  famílias de assentamentos de reforma agrária, indígenas, quilombolas, comunidade de pescadores e agricultores familiares, que também recebem diversas políticas públicas para a promoção da qualidade de vida.

O Instituto Ecobahia entidade ligada a Teia dos Povos tem se destacado nas ações de atendimento aos agricultores em todo o território Litoral Sul, e  também no Extremo Sul e Médio Rio de Contas.

Na última semana, o Instituto reuniu agricultores de várias comunidades, incluindo a  aldeia Pataxó Hãhãhãe em Pau Brasil. A programação contou com orientações, palestras sobre agroecologia, distribuição de mudas, organização de documentos para o PAA, PNAE e emissão de CAF’s.

 

Na região da Água Vermelha, a reunião contou com a presença da empresa VPR, para tratar do projeto de abastecimento de água para a comunidade.

” Estamos muito focados na estratégia do governador Jerônimo Rodrigues de combate à fome, e pra nós combater a fome é a promoção da produção de alimentos saudáveis, porque a agroecológica é o caminho. Dialogamos com as comunidades, organizando a produção, incentivando a comercialização e processo é um caminho sem volta ” declarou Isabela Almeida, uma das coordenadoras do ECOBAHIA.

O Instituto ECOBAHIA foi criado em 2008, é sediado em Pau Brasil e hoje atua em todo território baiano.