O núcleo Raízes do Sertão realizou no dia 02 de março/2023 capacitação do Comitê Verificação do Olhar Externo na Casa dos Anjos em  Irecê, Bahia.

Participaram da capacitação representantes dos 19 grupos que compõe o núcleo além de representante dos três pré núcleos acompanhados pelo Núcleo Raízes do Sertão (pré núcleo Semiárido Forte, pré núcleo Sertão do São Francisco e pré núcleo Chapada Norte).

A capacitação teve como principal objetivo alinhar com os presentes as exigências técnicas e a conformidade produção orgânica gerando assim maior seriedade, garantindo a legitimidade do processo e realização do controle social.

O Sistema Participativo de Garantia (SPG) busca envolver diversos atores e oportunizar aos envolvidos a prática do controle social e da responsabilidade solidária em grupos de pessoas organizadas com a realização de ações coletivas de monitoramento mútuo e avaliação da conformidade das unidades produtivas fornecedoras, com atenção a legislação e normativas da produção orgânica vigente no Brasil.

Após a capacitação foi realizado um sorteio para definir as equipes que irão realizar as visitas de olhar externo.

Já os representantes dos pré núcleos presentes saíram com a incumbência de realizar esse mesma capacitação com os grupos que compõe seus pré núcleos.

As visitas de olhar externo são algumas das  etapas que garante a certificação orgânica para os novos membros dos grupos e a renovação dos certificados para os agricultores que já possuem a certificação orgânica participativa.