Anna Lívia Ribeiro

 

É um passeio pelo Centro histórico de Ilhéus através de poemas, música, fotografias e história.

Um passeio autêntico para quem nasceu, mora e vive em Ilhéus.

Começa na praça do Cadete, seguindo por cenários históricos literários. É um novo olhar para a cidade. Um olhar mais interessado e com conhecimento que transforma as paisagens, ainda que sejam totalmente comuns e cotidianas, como pode parecer ao ilheuense.

Conhecer a história da cidade e seu processo constitutivo é saber que cada indivíduo faz parte deste processo como ser ativo. A História, junto com a memória, pode guiar a comunidade. É o caminho para a criação de uma identidade, de se sentir pertencente ao lugar.

O conhecimento por parte das comunidades e dos indivíduos do seu patrimônio, da história e da cultura dos locais onde vivem é significativo para o processo de preservação dos bens culturais e também para fortalecer os sentimentos de identidade, que os façam se sentirem sujeitos ativos da história.

Uma das coisas que nos faz sentir parte de um espaço geográfico, de um território, é o vínculo que temos com o passado. Nossa história é parte constitutiva da nossa identidade local. A história nos oferece os argumentos que podem ser utilizados para criar novas estratégias de sobrevivência individual e coletiva. Ela pode fornecer a certeza da possibilidade.

Conhecer e ocupar os lugares da cidade gera pertencimento uma vez que o conceito de lugar está relacionado à nossa identidade, com o qual criamos vínculos e demonstramos o quanto esse lugar é importante para nós. Conhecer, estudar o ambiente onde nascemos e vivemos significa compreender as relações que ali acontecem, o lugar como espaço vivido e construído ao longo do dia a dia pelos indivíduos e por seus interesses.

Estudar a história da nossa cidade contribui para a manutenção da memória do lugar, significa resgatar e preservar a tradição daqueles que ajudaram na sua construção. É uma oportunidade, única, de compreender a nossa própria identidade.

A cidade se expõe em suas esquinas, ruas e praças, em aglomerados ou vazios urbanos, nas pessoas, bairros, prédios, expondo discretamente a sua história. E a lenta e acumulativa construção desse acervo de referências é o que compõe o patrimônio cultural de uma localidade.

A proposta do Tour Histórico Literário é valorizar artistas, escritores locais e despertar a sensibilidade das pessoas no que diz respeito aos bens móveis e imóveis, tangíveis e intangíveis que se situam à nossa volta.

Ilhéus é, a cada esquina, uma aula de História, Geografia, Filosofia, Português… De Cidadania.

Seja turista em sua própria cidade!

Anna Lívia Ribeiro é ilheuense, Mãe, Avó, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduada em Gestão de Turismo, Agente de Viagens.