Nos  dias 2 e ,3 de fevereiro, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, sediará o mutirão do Projeto Expedicionários da Dor, ação que vai realizar diversos procedimentos para tratamento de dores, entre essas: da coluna, artrose de todas as articulações, tendinites, inflamações e bursites.

A atividade é exclusiva para o paciente regulado, atendido previamente na rede de saúde da região sul da Bahia, que iniciou seu tratamento de dor e foi encaminhado para o Projeto Expedicionários da Dor. No mutirão, estão previstos atendimentos para 20 pacientes no Ambulatório e 30 no Centro Cirúrgico.

O médico ortopedista Dr. Marcus Puentes, coordenador local do Projeto Expedicionários da Dor, destacou a colaboração de toda equipe ortopédica, que na pessoa do médico ortopedista Dr. Ramon Alves, coordenador da Ortopedia do HRCC, imediatamente se prontificou a contribuir com o mutirão na unidade hospitalar.

Ramon Alves declarou que acolher colegas expedicionários de todo o Brasil e dar a atenção necessária é uma forma de demonstrar gratidão. “Somos a especialidade de maior movimento cirúrgico na região e isso contribui para o fortalecimento da relação direta do binômio hospital paciente, com toda atenção necessária para que o projeto aconteça”, destacou.

“O controle da dor proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, principalmente para a melhora da reabilitação dos pacientes que são operados e submetidos a tratamentos de fratura. Esperamos continuar neste projeto dando todo o apoio, com toda a equipe do HRCC e poder colher os frutos deste projeto jamais visto na Bahia”, enfatizou.

Projeto Expedicionários da Dor – programa de atuação filantrópica do Instituto Pain Brasil, sediado na cidade do Rio de Janeiro, que conta com médicos voluntários em projetos de cunho Científico e Social na Área da Dor, tendo como coordenador geral o médico Dr. Charles Amaral de Oliveira, membro do WIP (Instituto Mundial da Dor) e pioneiro nesse tipo de tratamento no país.

Ilhéus é a terceira cidade a receber um mutirão do projeto, já que conta com atendimento para tratamento da dor na rede municipal de saúde e em clínicas conveniadas ao SUS, com consultas e aplicações de outros procedimentos.