O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, deu início na segunda-feira, dia 23, ao cronograma de atividades de 2023 com a Capacitação em Técnicas de Curativos – Feridas Cirúrgicas.

O curso, voltado para líderes de setores, coordenadores e enfermeiros, aconteceu durante todo o dia no auditório da unidade hospitalar. O objetivo foi capacitar melhor os profissionais da área assistencial em relação aos curativos, através boas práticas e formas de prevenção.

Temas, como “Importância das Notificações e Prevenção de Infecções”, “Novo Protocolo de Prevenção de Infecções e Padrão de Troca de Cateter”, “Cateter de Sorensen” e “Técnicas Assépticas”, foram abordados pela equipe assistencial do Hospital de Base. A palestra sobre “Complicações em Feridas Cirúrgicas”, ministrada pela enfermeira e professora da UESC, Paula Soriano, fechou a programação do dia.

De acordo com Fabiana Souza, coordenadora do NEPS, esse tipo de capacitação é fundamental para a equipe, uma vez que o Hospital de Base de Itabuna recebe muitos pacientes vítimas de trauma. Segundo ela, é preciso que os enfermeiros tenham condições de avaliar e indicar o tratamento das feridas cirúrgicas.

“A gente percebe que alguns pacientes chegam aqui com um potencial muito grande de contaminação das feridas. A partir daí, adotamos algumas medidas para minimizá-las”, explicou.

A enfermeira Rita Wenceslau, que coordena a enfermagem do CTI I, destacou a importância da capacitação. “Foi bom para podermos nos reciclar. Espero que o NEPS sempre promova esse tipo de treinamento”, disse.

O trabalho do NEPS é desenvolvido em parceria com as coordenações e abrange todos os setores do hospital. As capacitações são realizadas de acordo com as necessidades identificadas pelo Núcleo, que implementa treinamentos, visando a melhoria da assistência do hospital, vinculado à Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).