A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professora Joana Angélica Guimarães da Luz,   participou do Fórum Brasil Diverso, promovido pela revista Raça Brasil e realizado neste ano no Teatro Vivo, em São Paulo, no dia 8 de novembro. A pesquisadora e gestora foi uma das personalidades integrantes do evento em painéis temáticos. No caso, a reitora falou sobre os 20 anos da Lei de Cotas, ao lado da vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora Joana Passos, com a mediação a cargo do reitor da Universidade de Vassouras, professor Marco Antônio Soares de Souza. Conforme a professora Joana, as contribuições feitas durante o painel trataram do panorama das mudanças que a Lei de Cotas provocou nas universidades, o ponto em que está a discussão sobre a revisão da lei, como as instituições estão enfrentando os casos de fraudes, que experiências compartilham sobre os processos de heteroidentificação.

O Fórum Brasil Diverso já acontece há oito anos e têm expandido o interesse sobre a inclusão racial no mundo corporativo e em diversas áreas. A expectativa de audiência para as transmissões do evento era de 300 mil pessoas, comparando com as mais de 250 mil pessoas da edição anterior, conta a reitora. Além do painel sobre a Lei de Cotas, outros temas foram apresentados, como as pessoas negras em posições de destaque e poder em empresas nacionais e estrangeiras.

A professora Joana avalia que há uma tendência do cenário empresarial em encarar o tema de forma mais pragmática. Um resultado é que a inclusão alcança também o consumo, gerando mais uma dimensão de mudança nas relações: “Uma questão que é importante é que a gente discute a questão de inclusão nas empresas como se fosse um favor, uma concessão. Mas as empresas colocam esses espaços porque sabem que há mercado aí. A gente tem mais de metade da população do Brasil que é negra e que é consumidora. As empresas pensam por esse viés também. As empresas colocam a questão da diversidade, das mudanças, de trazer pessoas com outros horizontes, outras perspectivas, mas também há essa questão de que é um público enorme, se tiver condições de consumir. Não é a toa que nos últimos 20 anos teve um boom de produtos voltados para pessoas negras, todo dia tem uma novidade voltada para esse público”.

Além do Fórum Brasil Diverso, a reitora Joana Angélica participou do IV Congresso da Universidade Federal do ABC, na mesa de abertura intitulada “Perspectivas para o ensino superior: integração, fortalecimento e interdisciplinaridade na graduação e na pós-graduação”, ao lado do presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FORPROP) e pró-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Robério Rodrigues Silva, com a mediação do pró-reitor de Pós-Graduação da UFABC, Charles Morphy Dias dos Santos, e da pró-reitora de Graduação da UFABC, Fernanda Graziella Cardoso.

Dentre os pontos abordados, as mudanças no mundo do trabalho e a distância entre esse cenário e a academia; os impactos da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem, as conexões interdisciplinares, as perspectivas para os próximos anos para o desenvolvimento da graduação e da pós-graduação brasileiras, tendo em vista especialmente a necessária aproximação entre a graduação e a pós devido ao novo Plano Nacional para a Pós-Graduação, o PNPG, em discussão pela CAPES, e a política de expansão e fortalecimento dos cursos na UFABC.

A reitora Joana Angélica destacou a necessidade da academia se conectar com a dinâmica do trabalho, de modo que a formação prepare melhor para um espaço muito alterado pela intensa automação e informatização, para a reflexão sobre tecnologia, renda e trabalho e para a demanda por profissionais cada vez mais qualificados e iniciativas interdisciplinares de pesquisa e desenvolvimento.