O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou a IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, semana passada.

O evento aconteceu no auditório da unidade hospitalar, sob a organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e RH/Setor Pessoal.

Com o tema “Segurança da Saúde do Trabalhador com olhar multiprofissional: onde somos todos responsáveis”, o evento teve por objetivo trazer discussão ampla para as diversas áreas da unidade hospitalar sob exposição a riscos de acidentes e doenças ocupacionais, responsabilizando todos os envolvidos no HBLEM Itabuna.

Na abertura da programação, aconteceu a apresentação das definições, funções e atividades realizadas pela Comissão Organizadora do evento na instituição, representada pelos colaboradores Nayara Andrade, Stela Rios, Robson Bezerra, Pedro Souza, Pedro Eugênio, Guilherme Malta, Maria Conceição Pereira, Melquíades Lessa, Eduardo Oliveira e Greci Andrade.

 

A palestra “Combate ao Incêndio”, ministrada pelo Sargento BM Nascimento e o Cabo BM Pedro Barreto do 4ª Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Itabuna, encerrou o primeiro dia de atividades.

No segundo dia, o fisioterapeuta Melquiades Lessa, colaborador do Hospital de Base e do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), palestrou sobre “Riscos Ocupacionais”. A enfermeira do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), Camila Ramos, falou sobre “Condutas Pós Acidentes com Materiais Biológicos”. As atividades foram encerradas testagens sorológicas rápidas nos colaboradores.

No último dia, o psicólogo do CEREST, Paulo Carvalho, falou sobre o “Gerenciamento de Ansiedade e Equilíbrio Emocional no Trabalho”. Para contemplar a Campanha Outubro Rosa, a enfermeira Raquel Palmeira, apresentou o relato “Tudo começa com um toque” e a coordenadora do Centro de Prevenção em Oncologia (CEPRON), Kiliane Oliveira, encerrou a programação com uma palestra sobre o “Câncer de Mama”.

A coordenadora do SESMT, Nayara Andrade, comentou que “o evento foi importante pra mostrar as atividades realizadas ao longo do ano e propor uma discussão ampliada sobre prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”.