O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) publicou uma carta de solidariedade e apoio à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), alvo, no último dia 17, de um ataque à liberdade de expressão. O texto relembra o episódio, quando “dois indivíduos adentraram a secretaria do Gabinete da Reitoria constrangendo servidores, enquanto faziam questionamentos sobre uma faixa com a frase ‘Fora Bolsonaro’, de autoria da Associação dos Docentes da UEFS”. A faixa estava colocada em sua área de convivência da universidade. “Manifesto meu repúdio a este ataque covarde”, diz Jerônimo.

Professor licenciado da instituição, o candidato lembra que “a Constituição Federal garante à universidade o espaço da livre manifestação” e que a UEFS “concentra sentimentos, atividades, interações e segue fortalecida na sua pluralidade e na sua resistência”. “Lamentável convivermos ainda com este tipo de conduta, que remete ao autoritarismo e confronta a Constituição Federal”, afirma Jerônimo.

“Pelo compromisso do desenvolvimento da ciência, pela liberdade de expressão e em defesa do estado democrático de direito, venho a público manifestar meu apoio à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e às demais instituições de ensino superior da Bahia contra qualquer violação de direito”, diz o candidato, na carta. “É preciso redobrarmos a atenção. Sigamos alertas por nenhum direito a menos.”

Veja a carta na íntegra:

Carta de Apoio a Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Foi com muita indignação que recebi a notícia de mais uma agressão contra a universidade pública, instituição autônoma e de transformação social, lugar de pensamento livre e coletivo. Desta vez, o alvo foi a Universidade Estadual de Feira de Santana, que vivenciou, no último dia 17, um ataque à liberdade de expressão da comunidade que a integra. Dois indivíduos adentraram a secretaria do Gabinete da Reitoria constrangendo servidores com gravação de imagem em celular, enquanto faziam questionamentos sobre uma faixa com a frase “Fora Bolsonaro”, de autoria da Associação dos Docentes da UEFS, disposta em sua área de convivência. Manifesto meu repúdio a este ataque covarde.

Lamentável convivermos ainda com este tipo de conduta que remete ao autoritarismo e confronta a Constituição Federal, que, por sua vez, garante à universidade o espaço da livre manifestação.
Pelo compromisso do desenvolvimento da ciência, pela liberdade de expressão e em defesa do estado democrático de direito, venho a público manifestar meu apoio à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e às demais instituições de ensino superior da Bahia contra qualquer violação de direito. Minha solidariedade ao reitor Evandro do Nascimento Silva, aos professores, funcionários e estudantes dessa respeitada instituição, da qual faço parte com muito orgulho.

Reitero meu repúdio ao referido caso e espero que episódios como este não voltem a se repetir em nossas universidades. A nossa UEFS concentra sentimentos, atividades, interações e segue fortalecida na sua pluralidade e na sua resistência. É preciso redobrarmos a atenção. Sigamos alertas por nenhum direito a menos.

Minha solidariedade

Salvador, 18 de outubro de 2022.