O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornará a Salvador, nesta quarta-feira (12), para caminhada com o candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues. A atividade está prevista para as 16h30min, segundo a coordenação da campanha do presidenciável.

A caminhada Brasil da Esperança ocorrerá no tradicional circuito de carnaval Barra-Ondina. Será a segunda vez, em menos de duas semanas, que o ex-presidente participa de atividades de campanha dele e do candidato petista ao governo baiano em Salvador. A última foi no dia 30, dois dias antes da votação em 1º turno.

Inicialmente, o PT baiano discutia a possibilidade de a atividade ocorrer no interior da Bahia. As cidades cogitadas foram Feira de Santana e Vitória da Conquista, mas acabou-se por escolher, novamente, a capital.

O desafio para o PT é ampliar a votação de Lula na capital, onde ficou com 66,99% dos votos totais, e reduzir a frente de 236,2 mil votos obtida por ACM Neto na disputa contra Jerônimo(783.749 a 547.531 votos) em solo soteropolitano. Embora tenha perdido em Salvador, Jerônimo venceu o primeiro turno por 49,45% dos votos válidos ante 40,8% de Neto. Os dois se enfrentam nesta etapa derradeira.

GIRO PELO NORDESTE

O presidenciável que lidera as pesquisas de intenções de voto começa pela Bahia uma viagem por estados nordestinos onde haverá segundo turno. Do roteiro, ficará de fora apenas a Paraíba. Da terra comandada pelo seu partido há quase 16 anos, Lula parte para Aracaju, Sergipe, onde tem agenda às 11h da quinta-feira (13), estado onde apoia Rogério Carvalho (PT) ao governo.

Ainda na quinta, mas à tarde, irá a Maceió para reforçar a campanha do governador afastado de Alagoas, Paulo Dantas (MDB). O giro terá, na sequência, Recife, na sexta-feira (14), às 11h, para ratificar seu apoio a Marília Arraes (SDD) ao governo de Pernambuco, estado natal do ex-presidente.

A disputa pernambucana tem um destaque: Marília deixou o PT, no início do ano, devido a acordos do seu antigo partido com o PSB nacional que lhe tirariam a possibilidade de concorrer ao Palácio do Campo das Princesas. Ela acabou migrando para o Solidariedade.

MULHER NO COMANDO DO CAMPO DAS PRINCESAS

No primeiro turno, Lula apoiou Danilo Cabral (PSB) para o comando do governo pernambucano. Cabral ficou na quarta posição. Marília, que liderou a primeira etapa, tem confronto contra outra mulher, Raquel Lyra (PSDB), pelo comando do Campo das Princesas a partir de 2023. A disputa em 2 de outubro ficou parelha: 23,97% a 20,58% dos votos totais, diferença de pouco mais de 166 mil votos. (Do Pimenta).