A convite da Reitoria, diretores de Departamento, assessores, pró-reitores,  professores e coordenadores dos colegiados dos cursos de pós-graduação estiveram reunidos no auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa), para comemorar o aumento da  nota dos cursos de pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A avaliação atribui notas de 1 a 5 aos programas de mestrado e de 1 a 7 aos de doutorado.

Dentre os sete cursos que ampliaram suas notas, a avaliação deu destaque para o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB/Uesc), único curso de Ecologia da Bahia com nota 6. Doze cursos mantiveram as suas notas e dois obtiveram nota de excelência de Mestrado: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e o Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Vinicius Arakawa, destacou a importância do planejamento estratégico da gestão superior, que vem implementando ações de apoio em pesquisa com investimentos para projetos de pesquisa internos, publicações científicas, além da tradução e revisão de artigos.

Dentre os incentivos estão as políticas de internacionalização através de convênios com instituições estrangeiras para atração de estudantes, o edital institucional para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), a aquisição de cotas para o exame de proficiência TOEFL para os candidatos ao PDSE e a prorrogação do Edital de seleção para vinda dos pesquisadores estrangeiros para 2022 e 2023.

O Reitor da Uesc, Prof. Dr. Alessandro Fernandes de Santana, reforçou o compromisso da sua gestão e destacou que continuará apoiando integralmente as ações voltadas para melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação. “Comemoramos o resultado da avaliação porque dos 19 cursos não houve rebaixamento de nota de nenhum, e manter uma nota quando o programa está bem classificado já é motivo de muito orgulho, mas quando  soubemos que dos 19, sete haviam aumentado as suas notas e o PPGECB tinha sido avaliado com a nota 6, aumentou a nossa alegria. Portanto, em nome da Uesc, parabenizo todos os docentes, discentes e técnicos envolvidos nessa conquista”, afirmou o Reitor.

O reitor Joaquim Bastos (2004 – 2012), presente na solenidade, destacou a trajetória da Universidade em seus 30 anos de existência, chegando à posição atual. Muito orgulho para todos nós membros da comunidade acadêmica e para Bahia. A mesa também teve a participação do vice-reitor Maurício Santana Moreau.