Entre os dias 21 e 24 de setembro, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realiza a calourada educativa e solidária com o objetivo de motivar toda a comunidade acadêmica à doação de sangue. A ação é uma iniciativa do projeto de Extensão “Corrente do Sangue”, que tem como meta a realização de atividades dessa natureza na Universidade, além do estímulo diário à doação, a fim de manter os níveis de bolsas doadas ao Banco de Sangue de Ilhéus e evitar o risco de escassez.

 

O evento começa na quarta-feira, dia 21, com duas palestras da farmacêutica Ana Clara Novaes de Souza, do Banco de Sangue de Ilhéus, às 9 horas e às 10 horas, com os respectivos temas “A importância do doador de sangue e o impacto da regularidade nas doações para a sociedade” e “Hemocomponentes e aplicação clínica para transfusões”.

Em seguida, às 11 horas, a farmacêutica Fraana Andrade Almeida, da Agência Transfusional do Hospital Regional Costa do Cacau, tratará sobre o “Fluxo e importância da agência transfusional no ambiente hospitalar”. No turno da tarde, a médica onco-hematologista da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Hospital Manoel Novaes, Tereza Cristina Cardoso Fonseca, falará sobre as “Doenças hematológicas e a importância da doação e sangue”.

 

Nos dias 22 e 23 de setembro, das 8 às 17 horas, no térreo do Pavilhão Jorge Amado (Revista Brasileira de Ciências em Saúde – Rebracisa), haverá triagem clínica e hematológica (aferição de peso, pressão arterial, pulso, dosagem de hematócrito e entrevista clínica). No sábado, dia 24, haverá transporte para candidatos aptos à doação até o Banco de Sangue de Ilhéus, com saída da Uesc às 8 horas e retorno, às 15 horas.

 

A calourada educativa e solidária tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Colegiado de Enfermagem).