A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-Ceplac, através da Coordenação Geral de Pesquisa e Inovação, emitiu Nota Técnica sobre o Projeto Cacau 1000,  que utiliza o  Sistema Agroflorestal do Cerrado- SAC, atendendo inicialmente  mil produtores.  Cada família cooperada utilizará de um a dez hectares para produção.

 

 

”A proposta é utilizar preferencialmente essências florestais frutíferas do Bioma Cerrado,  de alto valor agregado, compondo um modelo inteligente de paisagem”, afirma o presidente da cooperativa Antelmo Pinto Farias.  De acordo com Antelmo, o  Coopercacau1000  estima  uma renda mínima entre  1.500 e  2.000 reais mês, sem computar a renda agregada das árvores  frutíferas do sistema florestal na produção frutas in natura, doces, castanhas, mel, etc. Ele fez questão de destacar o apoio do diretor geral da Ceplal, Waldeck Araújo Junior,  ao projeto.

 

 

 

De acordo com a Nota Técnica, os  sistemas agroflorestais envolvem o cultivo de pelo menos uma espécie florestal em consórcio com espécies agrícolas, promovendo vantagens econômicas, ambientais e sociais, ao uso da terra. O Projeto Cacau 1000 propõe um novo modelo de sistema agroflorestal planejado especificamente para o cerrado brasileiro, baseado no uso do barú (Dipteryx alata), leguminosa arbórea na va do bioma Cerrado, compondo renques intercalados com fileiras de plantas de cacau (Theobroma cacau), o qual foi denominado Sistema Agroflorestal do Cerrado – SAC.

 

Veja a reportagem completa em

 

www.cacauechocolate.com.br