O movimento apaeano da Bahia, composto por 78 Apaes e 2 coirmãs filiadas, celebrou a conclusão das ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do ano de 2022. Unidades apaeanas em todo o estado se mobilizaram através de caminhadas, palestras, atividades com os atendidos e sessões solenes nas câmaras de vereadores. Para marcar o período, a Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) realizou, de 22 a 26 de agosto, uma extensa programação de lives em seu canal no Youtube. Partindo do tema central “Superar barreiras para garantir inclusão”, proposto pela Apae Brasil, foram abordados tópicos como saúde, educação, esportes, artes, trabalho, direitos, autodefensoria e envelhecimento.

Os diálogos e palestras foram conduzidos pelos coordenadores de área, membros da diretoria e secretaria da Federação, autodefensores, ex-alunos apaeanos e profissionais convidados de Apaes e federações de diversos estados do Brasil. Para Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA, o evento levantou discussões proveitosas. “É com gratidão que chegamos ao final de mais uma campanha. Foi um momento muito produtivo, repleto de novos conhecimentos e aprendizagens. Meus sinceros agradecimentos aos que colaboraram para a realização deste evento. Agradeço também a todas as associadas que promoveram ações em seus municípios, dando amplitude e visibilidade a este período de mobilização”, comenta o presidente.

Para Narciso, após a finalização da campanha, é a hora de colocar em prática os aprendizados conquistados. “Que estejamos dispostos a fazer com que as leis presentes no papel se transformem em atitudes palpáveis que colaborem para a garantia dos direitos desse público. Não importa se somos profissionais ligados à rede apaeana ou cidadãos comuns. Cada um de nós, enquanto membros de uma sociedade, podemos fazer a parte que nos cabe neste trabalho em busca da extinção de estigmas e de um mundo repleto de respeito e oportunidades para as pessoas com deficiência”, conclui o presidente.