O Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) lança na próxima segunda-feira (22), às 16h30, a exposição fotográfica “IME, conheça-te a ti mesmo: Filosofia e Arte construindo uma formação cidadã”.

A  exposição é produto final de um projeto de reflexão filosófica, realizado com os alunos do Ciclo 5, Fase II (9º ano), mediado pelo professor de Filosofia Anildo de Souza Silva. A iniciativa visa garantir a inclusão de todos os estudantes.

Partindo da questão provocativa “O que vocês acham do IME?”, o projeto busca promover a reflexão da relação da vida dos estudantes com a sua escola, tendo como metas aprofundar a Filosofia Socrática.

A proposta do trabalho consiste em conhecer e valorizar a história e a importância do IME para o povo ilheense; despertar nos estudantes do IME a convicção racional-afetiva de que eles são o IME na atualidade; e, por último, refletir – à luz do pensamento filosófico – acerca das problemáticas que o IME enfrenta atualmente.

Na exposição será possível apreciar as fotos de vários ângulos do IME tiradas pelos estudantes durante o processo, bem como as legendas. A exposição conta, também com fotos em 3D, confeccionadas para garantir a participação dos alunos com deficiência visual.

A exposição ficará aberta até o dia 24 de agosto, sendo possível a visitação durante o horário escolar.