cre creAs 56 crianças matriculadas na Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães, na faixa etária entre 1 ano e 6 meses a 3 anos 11 meses, participam de um projeto macro de leitura denominado “A minha creche canta, conta, lê e assiste histórias”. A unidade dedicada à Educação infantil integra a Rede Municipal de Ensino da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Itabuna.

creche (1)Por meio da leitura, foi desenvolvida uma ação visando incentivar a alimentação saudável dos alunos, através do plantio e colheita de alimentos como alface e tomate em uma horta na área verde da unidade. A manhã desta sexta-feira, dia 19, foi de colheita quando os alunos participaram com muita alegria dessa ação.

“Foram semanas de muito aprendizado para o hábito de alimentação saudável e o despertar para a leitura de livros. As crianças acompanharam todo o processo do plantio. Hoje, foi o dia da colheita”, ressaltou a gestora da creche, Keylla Gilvânia Bonfim.

“Através do manuseio de livros na Educação Infantil, as diversas competências linguísticas, por meio de vivências e experiências, entre o faz de conta e a realidade são trabalhados com os alunos na sala de aula. Dessa forma, incentivando a leitura e despertando criatividade e imaginação”, acrescentou.

creche (2)

“Com o livro ‘O Sapo Comilão’, da autoria de Stela Barbieri e Fernando Vilela, que conta a história de um sapo que está motivado a comer diversos alimentos, a nossa equipe teve ideia de criar uma horta na área verde para plantio e colheita de alface de tomate. Assim, as crianças podem desenvolver o hábito da alimentação saudável”, disse a gestora da creche.

O projeto, além de praticar a produção de alimentos para consumo próprio, também busca estimular hábitos saudáveis, por meio de uma boa alimentação, contribuindo para a inclusão social, socialização das crianças, elevando o valor nutricional e incentivando a preservação do meio ambiente.