“É muito importante ter internet gratuita na nossa cidade. Esse programa facilitou para as pessoas que não têm condições de colocar crédito no celular, para os estudantes, para realizar um trabalho e para pagar uma conta”. As palavras da dona de casa Antônia Maria, moradora de *Teolândia*, ao se referir ao Conecta Bahia, refletem o sentimento das pessoas que passam a contar com sinal de internet liberado em praças públicas de suas cidades.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) prevê implantar, até o final deste ano, 375 praças em toda a Bahia, totalizando um investimento de R$ 11,2 milhões. Nesta semana, *Lençóis, Andaraí, Teolândia e Santo Amaro* foram mais quatro das cidades beneficiadas pelo programa que já entregou 36 praças em 18 municípios diferentes. Nos próximos dias, *Irecê, Lapão, Planalto e Poções* também receberão o sinal de internet.

Ao oferecer gratuidade de um serviço essencial, a Secti contribui para a redução da desigualdade social, principalmente entre a população mais vulnerável que, muitas vezes, não tem condições de pagar um pacote de dados. O secretário da pasta, André Joazeiro, ressalta que além das cidades, a zona rural também será contemplada com o projeto piloto Conecta Bahia Rural, que prevê beneficiar, inicialmente, 23 localidades em povoados mais afastados das sedes dos municípios.

Para o agricultor Manoel Neves, internet é primordial na hora de se comunicar com amigos e parentes. “Isso tem um significado muito grande, principalmente para as pessoas que têm dificuldade. Às vezes, a pessoa quer mandar mensagem para alguém e está sem condições de fazer uma recarga. Esse Wi-Fi grátis traz facilidade”, afirma. A cabelereira Ariane Rodrigues disse que vai aproveitar o serviço para o lazer. “É bom para que a gente possa também estar nas redes sociais e postar nossas fotos”, brincou.

Em *Lençóis*, o sinal está liberado nas Praças Octaviano Alves, Maestro Clarindo Pacheco e Rua da Igreja. Já em *Andaraí* a rede Conecta Bahia pode ser acessada nas Praças Celestina Maria de Jesus e José Gomes da Silva. Em *Santo Amaro* e *Teolândia*, os cidadãos podem se conectar, respectivamente, nas Praças da Purificação e João Pastorinho de Assunção.