Com mais de 20 mil atendimentos realizados desde que foi lançado em outubro do ano passado, o Balcão Virtual de Atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) acaba de ampliar o rol de serviços ofertados ao contribuinte. O serviço do Plantão Fiscal, que antes era oferecido via telefone, agora é feito pelo Balcão Virtual. Por meio desse canal, os contribuintes podem tirar dúvidas sobre a legislação tributária do Estado. Outra novidade é que agora é possível realizar através do atendimento virtual o cadastramento de destinatários ou transportadores no banco de dados da Sefaz-Ba. A informação é exigida no momento da emissão de nota fiscal avulsa pelo contribuinte e era solicitada via e-mail institucional.

Com o Plantão Fiscal e o cadastramento, passam a ser cinco os serviços ofertados por meio de atendimento do Balcão Virtual da Sefaz-Ba. O atendimento remoto ao público disponibiliza também dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: a Emissão de DAE – Documento de Arrecadação Estadual para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa, além de informações gerais sobre outros serviços prestados pela Secretaria.

Em média são realizados 240 atendimentos por dia no Balcão Virtual. A emissão do DAE é o serviço mais requisitado no canal. “O Balcão vem alcançando números crescentes mês a mês desde o seu lançamento, impulsionando desta forma a ampliação do rol de serviços ofertados”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da Sefaz-Ba, Félix Mascarenhas.

A ferramenta atende de segunda a sexta-feira das 8 às 17h30 horas, exceto nos feriados. O atendimento consiste na interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do fisco estadual. O acesso à plataforma ocorre a partir das 8h, quando começa o ordenamento da fila virtual.

Como acessar

Para ser atendido, o contribuinte precisa acessar a plataforma de atendimento por meio de canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-Ba, no endereço eletrônico www.sefaz.ba.gov.br. Se o acesso for via celular ou tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais – App Store ou Google Play – no seu dispositivo móvel.

A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.

O Balcão virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo dos procedimentos. O contribuinte tem 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados caso o atendente considere necessário. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.

 

Sefaz 100% Digital

O balcão integra o Projeto Sefaz 100% Digital e surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia, que criaram a necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da Secretaria. Agora, mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento.