pascoas fabrica escola ceep (2)Estudantes da educação profissional estão vivendo a experiência de produzir ovos de Páscoa nas fábricas-escolas do chocolate implantadas pelo Governo do Estado. As unidades, localizadas em Arataca, Ilhéus, Gandu e Ipiaú, fomentam a vocação do sul da Bahia e fortalecem a cadeia produtiva do cacau, com foco na formação e qualificação profissional.

No Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, os estudantes do curso de Agroindústria estão produzindo cerca de 500 ovos com chocolate 65%, feitos com amêndoas de cacau de origem e recheados com brigadeiro, brigadeiro com nibs e doce de leite.

pascoas fabrica escola ceep (1)

A estudante Ana Cristina do Nascimento afirma que “a experiência é muito gratificante. A gente aprende muito e pode projetar um futuro nessa área”. Para Alana Torquato, “a produção de ovos de Páscoa é mais uma oportunidade de aprendizagem no setor chocolateiro. Me identifico muito com esse universo do cacau e do chocolate e é o caminho que pretendo seguir”.

As fábricas-escolas do chocolate funcionam como laboratório para os estudantes. O Ceep Nelson Schaun possui toda a estrutura para a produção de chocolates premium e derivados de cacau, capacitando os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais promissor já que, apenas no sul da Bahia, existem cerca de 70 marcas do produto.

pascoas fabrica escola ceep (3)

A coordenadora da fábrica-escola do Ceep Nelson Schaun, professora Alessandra Bueno, destaca que, “com a chegada do mês da Páscoa, surgiu a proposta de inovar, incentivando os alunos a produzirem ovos de chocolate com sabores variados. Todos estão encantados com mais essa atividade prática”.

Atualmente, a fábrica-escola em Ilhéus conta com 70 estudantes no curso de Agroindústria, divididos em sete turmas, que conciliam o conhecimento acadêmico com as atividades práticas.

No Ceep da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, em Arataca, os ovos vão ser distribuídos com a merenda escolar. Já em Ipiaú, o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Rio de Contas fará a distribuição em um lar de acolhimento de crianças.